SANTA CASA DE LIMA DUARTE REGISTRA MÉDIA MENSAL DE 2.736 CONSULTAS EM 2024
As melhorias promovidas na estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte vão além das mudanças operadas pela reforma dos ambientes internos e externos. O balanço dos atendimentos feitos desde o início da intervenção, em novembro de 2023, evidenciam que a população abraçou o projeto. Agora, com a confiança restabelecida, as pessoas voltaram a buscar o atendimento e a retomar os cuidados regulares e contínuos com a saúde.
De janeiro a novembro de 2024 foram realizadas, em média, 2.736 consultas mensais, 34 cirurgias, 61 internações, 1.215 exames de Raio-X, 178 ultrassonografias e 244 consultas com especialistas. Se compararmos apenas os meses de novembro de 2023, quando ocorreram 1.925 consultas e, novembro de 2024, com 2.663 consultas, houve um aumento de 538 atendimentos, equivalente a 38,34%.
Os números de consultas com especialistas triplicaram no mesmo período. Saíram de 71 em novembro de 2023, para 237 em 2024. Resultado dos esforços para a ampliação da equipe médica e a introdução de novas especialidades entre os serviços oferecidos. A contratação desses profissionais só foi possível devido a quitação das dívidas e da regularização das contribuições patronais, com pagamento dos salários em dia.
Outros fatores que colaboraram para o resultado expressivo foi uma gestão mais eficiente, transparente e participativa, que passou a incluir a realização de ultrassonografias na rotina do hospital em fevereiro de 2024. Até novembro, foram realizadas, em média, 178 ultrassonografias na Santa Casa. O número de exames de Raio-X também aumentou, saindo de 358 em novembro de 2023, para 1.218 no mesmo mês de 2024
Novas metas
O primeiro ano de intervenção, completado em novembro de 2024, consolidou as mudanças expressivas e significativas para a atenção em saúde para a população de Lima Duarte e região. E a Comissão de Intervenção prevê mais melhorias, uma vez que a intervenção foi prorrogada por mais um ano. A ideia é que a instituição se torne, cada vez mais, referência em qualidade, humanização e eficiência.