SEMINÁRIO PLANO DE MANEJO DO PARQUE DA SERRA NEGRA

O Seminário Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira foi realizado na tarde de 05/12, em Olaria. O evento, entre participantes e autoridades, somou mais de cem pessoas, contando com a presença dos Prefeitos de Olaria, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Arantina e dos Prefeitos eleitos de Olaria e de Rio Preto.
Na abertura, o SEBRAE agradeceu a parceria da Prefeitura de Olaria, que contribuiu também com os custos do Plano de Manejo e outras ações em parceria, incluindo este seminário. Enfatizou também a parceria do Instituto Estadual de Floresta – IEF e a IGR Serras de Ibitipoca no processo de elaboração do Plano de Manejo e neste Seminário. Após, foi exibido um vídeo institucional do SEBRAE Minas.
O Prefeito de Olaria, Sr. Luiz Eneias de Oliveira e o Gerente da Regional Zona da Mata e Vertentes do SEBRAE, Sr. João Roberto Marques Lobo, deram as boas-vindas a todos os participantes. Logo em seguida, o Sr. Leonardo Alejandro Gomide Alcântara, da empresa Programa de Educação Ambiental – PREA, fez a apresentação do Plano de Manejo do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira.
Em um segundo momento, o Sr. Tales Antônio da Fonseca, do Instituto Estadual de Floresta – IEF, fez um resumo da criação do parque e da situação atual. Ele fez um histórico do parque desde o início, quando começaram a vislumbrar a possibilidade, com a idéia e proposta de criação, apresentada pelo turismólogo Márcio Lucinda e pelo Engenheiro Florestal Paulo Roberto, em 2010. Tales estabeleceu a cronologia dos fatos, com a criação do Parque em 2018, a formação do 1º Conselho Consultivo, as expedições realizadas. Também relatou as reuniões, oficinas nas comunidades, trabalhos, pesquisas. E enfatizou o início das discussões para a elaboração do Plano de Manejo, em dezembro de 2023.
Logo após, o analisa técnico do SEBRAE, José Tarcísio Fagundes de Paula, explicou sobre as ações do Sebrae, como complemento ao Plano de Manejo. Ele ressaltou o Programa de Educação Empreendedora, que é desenvolvido nas escolas dos municípios do entorno: Olaria, Lima Duarte, Santa Bárbara e Rio Preto, além de Bom Jardim de Minas, onde é apresentado as oportunidades que o turismo gera na região e possibilidades futuras para os profissionais e empreendedores. Destacou também a Sala Mineira do Empreendedor, um projeto desenvolvido junto às prefeituras dos quatro municípios do entorno, que é uma parceria entre SEBRAE, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e as prefeituras, onde é oferecido apoio a quem quer empreender e para quem já empreende no município. Está sendo realizado também, uma consultoria junto aos secretários de Turismo para elaboração de ações para o fomento ao turismo, por meio do parque, bem como a elaboração de material de divulgação dos atrativos de Olaria.
Outro projeto que está sendo desenvolvido pelo Sebrae nos municípios do entorno é de desburocratização, baseado na Lei de Liberdade Econômica, onde o objetivo é agilizar e informatizar os processos de abertura, licenciamentos e alvarás de novas empresas e com isso os empreendedores aproveitarem melhor as oportunidades que estão surgindo na região do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira. Para José Tarcísio, o Parque é um indutor do turismo na região e as pessoas devem conhecer e aproveitar as novas oportunidades de negócios que estão surgindo.
E para fechar a sequência de palestras, a Sra. Valéria Borges Costemalle, falou sobre o tema: Como conciliar a preservação do meio ambiente, com o turismo e o desenvolvimento regional. Valéria Borges, é Mestre em Biodiversidade e Conservação da Natureza e Jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É também formada em Psicologia pelo CES. Coordenadora de Projetos de Sustentabilidade, Relações Governamentais e Internacionais, Profissional com mais de 10 anos de experiência na gestão de projetos de sustentabilidade, com ênfase em relações governamentais e internacionais. Atua na integração de políticas públicas, parcerias público privada e pesquisa científica, com forte compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
O Sr. Luiz Enéias, Prefeito de Olaria, fez o encerramento do Seminário.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar