INCLUSÃO COM AFETO

O Grupo “Inclusão com Afeto” surgiu para apoiar e incluir não só a pessoa com deficiência, mas as mães e pais que estão numa luta constante para mostrar à sociedade que eles também fazem parte e são capazes. A idealizadora do Projeto, Sinara Elisa, explica que, andando pelas ruas de Lima Duarte, conversando e conhecendo algumas pessoas, sentiu a necessidade de colocar em prática o que todos deveriam colocar: a Inclusão.
O Projeto foi criado e vem sido desenvolvido por ela, tendo como participantes familiares e pessoas com deficiência. Estava no papel desde de 2023 e, agora em 02 de novembro de 2024, fizeram um grande evento para mostrar à sociedade para o quê vieram. Foi realizado o I Desfile das Pessoas com Deficiência, na quadra da Barreira. Os participantes e seus familiares reuniram-se também no dia seguinte, para um almoço e dia de lazer. O evento contou com o apoio de vários comerciantes locais com doações e prestação de serviços gratuitos.
Sinara explica que o principal objetivo do Projeto é chegar à sociedade mostrando que somos todos iguais. “A pessoa com deficiência tem, muitas vezes, que se adaptar à sociedade. Mas, na verdade, nós, enquanto sociedade, que temos que adaptar a eles. Temos como intenção dar visibilidade a cada um, para mostrar que são capazes de chegar onde quiserem”, ressalta.
Depois do desfile, os integrantes tiveram uma primeira Roda de Conversa com familiares, debatendo o tema “Direito à Cidade, e outra com os comerciantes, a fim de mostrar que, se a cidade é de todos, ela tem que dar direito de ir e vir a todos, sem exceção alguma.
As principais dificuldades, para Sinara, é a população, de um modo geral, entender o que é incluir e entender que eles têm, sim, suas limitações, como qualquer outro, mas que as mesmas não impedem de estar onde quiser, participar do que gostam e viver suas vidas normalmente.
As organizadoras do I Desfile Inclusão com Afeto foram: Edimara Silva, Lidiane Ferreira, Sinara Elisa, Vanisse Cristina, Angélica Machado, Bruna Machado, Simara Gabriela, Vivian Neves (Cerimonial Eventos LD), Lucília Carmo e o Assessor de Moda, Richarlissom Rosário.
De acordo com Sinara, o projeto Inclusão com Afeto está em desenvolvimento e, em breve, se tornará uma Associação. Para 2025, eles já têm planos: em abril irão realizar em Lima Duarte o I Jogos Para Olímpico, contando com o apoio de pessoas empenhadas e dedicadas, que já fazem parte de uma Comissão Organizadora.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar