ARTESANATO DE OLARIA
Olaria é um município de muitas riquezas naturais! A economia gira em torno do comércio e atividades agropecuárias. O turismo tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, principalmente com a criação do Parque da Serra Negra da Mantiqueira. E o município destaca-se, também, com a realização de festas e eventos, como o Carnaval antecipado, a Exposição e a tradicional Gincana. Os moradores divertem-se bastante e recebem muito bem os turistas!
Outra característica marcante do local é o artesanato. Vários artesãos já se uniram em uma Associação, mas não conseguiram se formalizar. Alguns deles continuam firmes na atividade, produzindo e vendendo lindas peças em tecidos, tricô, crochê, bordados, flores em EVA e outras.
As peças são expostas pelos próprios artesãos, em fotos nas redes sociais ou nas duas lojinhas no centro da cidade. Uma lojinha da Associação funciona no Coreto da Praça Primeiro de Março.
A artesã Angela Regina da Silva, de 59 anos, mantém viva a ideia de uma Associação de Artesãos e abre, alguns dias da semana e em festas, a lojinha do Coreto, com produtos dela e de outros artesãos. Lá você encontra peças em tecido, tricô, crochê, reciclados em vidro e decoupage. Ela participa de cursos de artesanato, como pintura, que são realizados na sala do Patrimônio Histórico, aonde expunham os produtos anteriormente. Eles participavam também, de algumas feiras, como em Liberdade e São João del Rei.
Andrea Aparecida Flávio Rezende tem 40 anos e trabalha com o artesanato desde menina, por gostar e ser curiosa em aprender coisas novas. Ela fazia, também, rosquinhas para vender. Hoje ela trabalha na prefeitura e produz lindas peças em EVA, pra vender a particulares e na lojinha do Coreto.
Elas fazem as peças com todo carinho e acreditam ser, além de uma renda, uma terapia. Cada peça tem sua história, inspiração, carinho e cuidado na produção. E, assim, elas demonstram e vendem todo o talento próprio. Vale a pena conferir!