DESAFIOS NAS CORRIDAS

O Garçom Tiago Valle Cornélio, de 37 anos, começou a correr em 2020, porque estava muito sedentário. Hoje ele corre 10 km diariamente e participa de diversos eventos de corridas. A atividade física deixou de ser um hobby e mudou a vida dele. Tiago treina todos os dias, cuida de sua alimentação e pretende participar de maratonas, inclusive a Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em 2025.
Confira sua estória:
Porque começou?
Estava muito sedentário e bebendo bastante. Então meu irmão Rogério, que estava treinando corrida para um TAF de um concurso, veio passar o final de semana em Lima Duarte e me animou a acompanhá-lo num treino de corrida.
Meu primeiro treino de corrida foi dia 16/08/2020
É um hobby ou atividade física?
No começo era um hobby. Hoje em dia levo muito a sério e se tornou minha atividade física diária. Quando não vou, sinto falta!
Que tipo de preparo físico e alimentação segue?
Faço acompanhamento com treinador de corrida, com planilhas de treinos semanais e alimentação focada no carboidrato e proteína
Corre todos os dias?
Corro 6 dias por semana, em média 10km por dia. Sábado é descanso semanal e, aos domingos, os treinos são mais longos.
Participa de campeonatos? Quais? Já foi premiado?
Sempre que possível, participo. Os mais conhecidos que já participei foram, Xterra Ibitipoca, no qual fui 5º lugar geral na distância de 11km. Teve também o Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora de 2022, que fiquei em 2º lugar em minha categoria. Na Ibitirun, uma prova que acontece no Parque Estadual de Ibitipoca em 2022, fui o 3º lugar geral na distância de 11km. E em 2023 fui o 5º lugar geral na distância de 21km. Participei também do Trail Race Rio Preto 2022, em que fui o 5ºlugar geral, prova essa disputada com João Muniz, atleta da seleção brasileira juvenil de Sky Running.
Quais locais já foi correndo? Qual mais gostou? Qual o mais difícil? Porque?
Já fiz um desafio de corrida de Juiz de Fora até Conceição do Ibitipoca. Esse foi o mais difícil e também o que mais gostei porque, pelo tempo de treino que eu tinha (pouco mais de um ano, porém de preparação para o desafio foi um mês), muitos duvidavam. Correr quase 100km tinha risco até de morte. Então foi uma grande realização cumprir esse desafio!
Quais as próximas viagens?
À princípio nada certo. Mas estou querendo fazer a Meia Maratona de Cabo Frio, em novembro. E, em 2025, participar da Maratona Internacional do Rio de Janeiro.
Tem apoio de quem?
Dos meus pais e irmãos, um deles, o Gabriel é fisioterapeuta e quiropraxista e me ajuda muito nessa questão da preparação e recuperação das provas de corrida, do Espaço MSilva em Ibitipoca, que me ajuda com o fortalecimento e mobilidade, da fábrica de meias Net fios que me fornece meias de qualidade para os treinos, dos meus patrões e de alguns amigos fisioterapeuta, nutricionista, profissional de educação física e etc, que vez ou outra estão dando um certo suporte!
Tem uma assessoria esportiva?
Tenho sim, Pedro Archanjo Performance Esportiva.
Quais os principais desafios das corridas?
Meu principal desafio é conciliar trabalho e treinos/corridas, pois sou garçom de um restaurante em Ibitipoca. Trabalho aos fins de semana e até mais tarde. Aí tem os treinos cedo e as provas de corrida geralmente são aos domingos, o que me impossibilita de ir em algumas. Porém, tenho um comum acordo com a empresa, de uma folga um domingo por mês, pra participar de corridas.
Qual seu maior sonho no esporte?
Meu maior sonho no esporte é ser corredor de ultra maratona.
O que mais te incentiva no esporte?
O que mais me incentiva é ouvir pessoas falando que começou uma atividade física porque viu a minha mudança de vida.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar