PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

O suicídio é um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Afeta famílias, comunidades e países inteiros. A cada ano, aproximadamente 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2015.
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é comemorado anualmente em 10 de setembro, organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global de focar a atenção na prevenção do suicídio. O objetivo geral deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Os objetivos incluem a promoção da colaboração das partes interessadas e da auto-capacitação para lidar com a automutilação e o suicídio através de ações preventivas.
O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.
Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo. São eles:
– O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas;
– Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança;
– Expressão de ideias ou de intenções suicidas;
– Isolamento;
Outros fatores:
Exposição ao agrotóxico, perda de emprego, crises políticas e econômicas, discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, agressões psicológicas e/ou físicas, sofrimento no trabalho, diminuição ou ausência de autocuidado, conflitos familiares, perda de um ente querido, doenças crônicas, dolorosas e/ou incapacitantes, entre outros.
Pedindo ajuda
É muito importante conversar com alguém que você confia. Não hesite em pedir ajuda, você pode precisar de alguém que te acompanhe e te auxilie a entrar em contato com os serviços de suporte.
O Médico Psiquiatra da ABBAC Lima Duarte, Carlos Castro, considera que o primeiro passo para realizar a prevenção ao suicídio é fazer com que o bem-estar e a saúde mental sejam prioridades. É fundamental buscar uma vida mais equilibrada, que evite as doenças e os transtornos mentais. Além dessa ação básica, para ele, existem ainda outras formas de prevenir o problema, como Conversar sobre o tema, Reconhecer o comportamento suicida, Saber acolher a pessoa e, principalmente, procurar ajuda médica e psicológica.
Onde buscar ajuda:
·CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
·SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
·Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).
Caso sinta necessidade, procure a ABBAC e agende sua consulta com o Psiquiatra!
Cuide de sua saúde!
Procure a ABBAC e agende sua consulta com a Alergologista! Cuide de sua saúde!
Confira todas as especialidades oferecidas pela ABBAC LD:
– Angiologia e cirurgia vascular
– Alergologista
– Cardiologia
– Dermatologista
– Endocrinologista
-Fisioterapia
– Fonoaudiólogo
– Ginecologista
– Medicina do trabalho
– Neurologista
-Nutricionista
– Oftalmologista
– Psicólogo
– Psicopedagogo
– Psiquiatria
– Ortopedista e Cirurgião
– Otorrinolaringologista

Cuide de sua saúde na
ABBAC Lima Duarte
Rua Alfredo Catão 223
Telefone: (32) 3281-2933

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar