AUMENTO DE CASOS
 DE ALERGIAS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35% da população possui algum tipo de alergia. As reações podem aparecer em alguma época específica da vida ou desde o nascimento, e durante o inverno é comum vermos um aumento do número de pessoas doentes, com algum tipo de alergia.
Além do próprio frio ser um gatilho para algumas crises de asma ou uma piora do quadro respiratório, é durante os períodos mais frios que as pessoas costumam ficar mais dentro de casa ou em lugares mais fechados, além de utilizar roupas que estavam há mais tempo guardadas. Com isso, acabam entrando em contato com os ácaros, os grandes vilões da alergia respiratória.
As condições alérgicas podem levar a quadros leves, moderados e graves, as alergias mais comuns relacionadas à mudança de clima são as respiratórias. Rinite alérgica e asma são as que a vemos de forma mais comum, mas há algumas pessoas que têm, por exemplo, alergia na pele, como dermatite atópica, que também podem ter uma piora com o clima mais frio.
As alergias respiratórias são causadas por uma reação do sistema imunológico a substâncias que são inaladas pelo nariz e pulmões. Quando essas substâncias entram em contato com as mucosas dessas regiões, elas desencadeiam uma reação alérgica, que pode causar inflamação e irritação das vias respiratórias.
Os principais tipos de alergias respiratórias são a rinite alérgica, sinusite e a asma.
A rinite alérgica é uma condição em que o nariz fica inflamado e irritado devido à exposição a alérgenos como: poeira, pólen, pêlos de animais, ácaros e mofo. Os sintomas incluem espirros, coriza, coceira no nariz, garganta e olhos, além de congestão nasal.
A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, também causada pela exposição a alérgenos, como poeira, pólen, pêlos de animais, ácaros e mofo. Os sintomas são parecidos com os da rinite alérgica, mas incluem: dor facial, congestão nasal, dor de cabeça, coriza e espirros.
A asma é uma doença crônica dos pulmões que causa inflamação e estreitamento das vias respiratórias. Dentre as causas de piora temos os alérgenos, poluentes e mudanças de temperatura. Os sintomas incluem falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito.
De acordo com a médica Renata Grandi Loschi, alergologista da ABBAC Lima Duarte, há várias maneiras de evitar tais complicações com alergias, como manter a casa limpa, ventilada e livre de poeira. Ela relata alguns sintomas mais comuns, como:
– coriza (nariz escorrendo), espirros frequentes e coceira nos olhos, nariz e garganta, além de tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes.
– A sinusite aguda, por sua vez, costuma vir associada a infecções respiratórias, como gripes e resfriados, que podem levar à inflamação dos seios da face, causando dor em regiões do rosto.
– As pessoas com desvio de septo nasal, pólipos nasais, tabagistas e que fazem uso excessivo de descongestionantes nasais ficam mais suscetíveis esta época do ano.
O tratamento das alergias geralmente é feito com o uso de anti-histamínicos para controlar as crises e evitando o contato com o gatilho. O médico pode sugerir ainda o empenho de outros recursos, de acordo com o quadro específico.
A médica também alerta para a importância de seguir o tratamento recomendado durante todo o inverno, período em que há uma piora significativa dos sintomas. “É importante manter o tratamento durante toda a estação de frio. Algumas pessoas têm que usar medicamentos únicos, exclusivamente nesse período do ano. É necessário avaliar sempre com o seu médico e evitar os fatores que desencadeiam os processos alérgicos”, relata.
Prevenção
Seja rinite ou sinusite, existem diversas medidas que podem ser tomadas em casa para ajudar a preveni-las:
1. Manter a casa limpa e livre de poeira
2. Controlar a umidade
3. Evitar fumar
4. Evitar alérgenos
5. Manter uma alimentação saudável
6. Higienizar as mãos
Procure a ABBAC e agende sua consulta com a Alergologista! Cuide de sua saúde!
Confira todas as especialidades oferecidas pela ABBAC LD:
– Angiologia e cirurgia vascular
– Alergologista
– Cardiologia
– Dermatologista
– Endocrinologista
-Fisioterapia
– Fonoaudiólogo
– Ginecologista
– Medicina do trabalho
– Neurologista
-Nutricionista
– Oftalmologista
– Psicólogo
– Psicopedagogo
– Psiquiatria
– Ortopedista e Cirurgião
– Otorrinolaringologista

Cuide de sua saúde na
ABBAC Lima Duarte
Rua Alfredo Catão 223
Telefone: (32) 3281-2933

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar