ESFORÇO RECONHECIDO

O advogado limaduartino Pedro Henrique Andrade de Paula, de 28 anos, acaba de tomar posse no cargo de Advogado da União (AGU), em Brasília – DF. Pedro é filho de Júlio César de Paula e Cátia Maria de Andrade Paula e estudou bastante para conseguir passar nesse importante e difícil concurso.
Confira sua história na entrevista:
Como se preparou? A preparação para concursos, de modo geral, iniciou no segundo semestre de 2020, através de livros e cursos específicos para a carreira pretendida. Em quase toda a trajetória, intercalei os estudos com o trabalho, acordando muito cedo, a fim de conciliar a extenuante jornada, que, em média, era de 6h diárias.
Era seu maior sonho? O concurso da AGU sempre foi meu maior sonho, desde os tempos da faculdade, sendo idealizado o ingresso na referida instituição.
Aonde trabalhava e estudava antes? Estudei na UNIVERSO/JF, entre 2015 e 2019, me deslocando diariamente para Juiz de Fora no turno noturno, já que durante a tarde, em grande parte da faculdade, fazia estágio no fórum de Lima Duarte.
Após formado, trabalhei na Prefeitura Municipal de Lima Duarte, no ano de 2021, primeiro no cargo de Assessor Jurídico e, posteriormente, exercendo o cargo de Procurador-Geral do Município. Sucessivamente, no primeiro semestre de 2022, assumi o cargo de Assessor de Juiz no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ficando exercendo tais funções até maio de 2024.
Por fim, assumi em 07 junho de 2024 o cargo de Advogado da União.
Já havia passado em outros concursos? Quais? Estou aprovado também no cargo de Procurador do Estado de Minas Gerais. Pendente, entretanto, de nomeação.
Quando tomou posse? Como está a vida em Brasília? Com a posse na AGU, passei a residir, por ora, em Brasília, local extremamente agradável, propiciando ótima qualidade de vida, apesar de, certamente, ter a dificuldade de estar longe da família e amigos limaduartinos.
Quais suas perspectivas no novo cargo?
Com a assunção ao cargo de Advogado da União, um dos mais relevantes da República, espero contribuir com as políticas públicas do governo federal, sobretudo aquelas destinadas aos que mais necessitam.
Em todas as pautas sociais, obras e projetos federais, além da defesa da democracia, dentre outras atuações, a AGU se faz presente, de modo que tal carreira apresenta-se como indispensável ao cumprimento da Constituição Federal. Nessa linha, estou muito animado para o exercício das funções, sempre com ética, probidade e respeito a coisa pública.
Por fim, é indispensável agradecer ao Município de Lima Duarte, local que fiz toda minha base e me moldou como cidadão. Espero retribuir todo o bem para a comunidade limaduartina, tal como meu saudoso pai fez durante toda sua vida.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar