POR ONDE ANDA?
Temos uma coluna no Jornal LD & Cia. para falar dos limaduartinos que saíram para estudar/trabalhar fora e hoje têm outra vida e família. Essa é uma forma de matarmos um pouco da saudade de nossos parentes, amigos ou conterrâneos e também de valorizar o esforço que tiveram e o estímulo que dão a tantos outros.
Juercio Sebastião Lopes tem 65 anos, é Engenheiro Aposentado, filho de Sebastião Lopes e Maria da Conceição Lopes. Eles saíram de Lima Duarte em 1961, quando seu pai entrou para serviço público (PMJF), onde atuou por 33 anos no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora -MG. Ele estudou, trabalhou muito em diversas atividades e foi jogador de futebol profissional.
Depois de Juiz de Fora, Juercio já morou no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Vitória, Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Florianópolis, Salvador, Belém, Manaus, Paracatu, Brasília, São Paulo, Campinas, Três Rios, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Sua residência atual é em Simão Pereira -MG.
Confira sua entrevista:
Qual sua trajetória ao longo desses anos?
Foi dura! Fiz primário, na época tinha admissão ao ginásio (famosa 5ª série), concluí ginásio e fiz escola técnica, concluído em 1987.
Fui jogador de futebol com passagens curtas pelo juvenil e Júnior do Tupi, Tupinambás e Sport Clube Juiz de Fora, futebol várzea em vários campeonatos pelo Vasquinho, Chacal em Juiz de Fora, Perobas e Zangão, ambos em Lima Duarte.
Tive uma passagem curta pelo juniores do Cruzeiro BH. Profissionalizei no São Cristóvão – RJ e tive algumas passagens pelo Atlético Paraná, Gremio São Carlense – SP e Rio Negro – Manaus.
Trabalhei em casa de família como jardineiro, engraxate, despachante de veículos, e auxiliar de produção na fábrica de seringas Becton Dickison, até concluir estudo técnico. Na área técnica atuei em empresas de pequeno, médio e grande porte, iniciando na cidade de Juiz de Fora e em quase todos os estados da Brasil.
Sou formado em Engenharia pela UGF em 2001, fiz pós graduação Engenharia e Segurança do Trabalho e Engenharia do Meio Ambiente e terminei agora uma pós graduação em Mineração e Meio Ambiente, pela Universidade Vitória. Sou Perito Judicial Trabalhista, nomeado pelo TRT 24⁰ MS. Atualmente sou Safety, Health, Environment, Faciliteis and Regulatory Manager em uma empresa de mineração de ferro, no estado do Mato Grosso.
Dentre minha atuação profissional em mais de 20 anos destacam-se o perfeccionismo, empatia,
liderança, dedicação, facilidade de interação e responsabilidade. Sou responsável pela implantação de programas, projetos e ações relacionadas à Segurança do Trabalho, visando a prevenção de acidentes do trabalho em toda empresa. Também implanto rotinas de verificação do cumprimento da legislação de SST, por meio das observações comportamentais e inspeções técnicas realizadas pelos engenheiros e técnicos de segurança do trabalho.
Constituiu família? Com quem? Sou casado com Denise dos Reis Oliveira há mais de 34 anos. Ela é de Matias Barbosa – MG. Temos 3 filhas, de 32, 34, 39 anos, sendo uma Advogada, uma Bióloga e uma Fisioterapeuta.
Ainda tem parentes em LD? Sim. Família de meu saudoso pai, todos de Lima Duarte e de minha mãe, em São Jose dos Lopes. Eu e minha irmã vamos a LD nas folgas e nos eventos em família.
Acompanha notícias da terra natal? Como? Sim, através redes sociais como Facebook, Instagram e grupos whatsapp.
O que acha que LD mudou para melhor? Teve crescimento em população habitacional, sem dúvidas.
E para pior? Melhorar atendimento em saúde pública e criar oportunidades de trabalho para jovens que não queiram deixar suas raízes.
Qual conselho você dá pros jovens limaduartinos que estão na fase de decidir futuro/profissão? A escolha da profissão deve partir unicamente de você, afinal é sobre o seu futuro que estamos falando. É um momento muito importante para os jovens. Pode-se dizer, inclusive, que este é o primeiro grande desafio da vida adulta: escolher a profissão que você quer trilhar nos próximos anos.
Apesar de ser algo fundamental, você precisa encarar este momento com tranquilidade e sabedoria.