DIRETOR APOSENTADO
Paulo Afonso Vieira, 56 anos aposentou-se como Servidor Público Estadual agora em abril, exercendo o cargo de Diretor da Escola Adalgisa de Paula Duque. Ele trabalhou por 36 na Educação, tendo iniciado como Professor (10 anos) e atuando também nos cargos de Vice Diretor em alguns mandatos.
Paulinho despediu-se da Escola no início de abril, sendo aplaudido e homenageado com mensagens por alunos e colegas de trabalho.
Confira sua trajetória profissional na seguinte entrevista:
Qual sua formação acadêmica?
Tenho Magistério, sou formado em Estudos Sociais, Geografia e História. Concluí Pós-graduação em 2000 e fiz o Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública na UFJF.
Além dos Cursos relacionados acima, ao longo da minha vida profissional na Educação, fiz diversos cursos de aprimoramento, tanto na área do Magistério quanto na área Administrativa.
Em 1997, terminei o Curso de Bacharel em Direito e, em 1998, prestei o Exame de Ordem, me tornando Advogado em abril de 1998.
Qual sua trajetória Profissional?
Em 1998 já estava como Diretor da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque. Fiz o Curso de Direito mais para uma realização pessoal e para um aprimoramento na minha Carreira no Magistério, sobretudo na Área Administrativa, onde o Direito muito me ajudou.
Advoguei durante alguns anos, mas atualmente não exerço mais a Profissão, embora continue fazendo parte da Ordem dos Advogados do Brasil, com muito orgulho.
Iniciei minha Carreira Profissional como Professor em várias Escolas Estaduais de Lima Duarte e também em Olaria. Inicialmente trabalhei como contratado em pequenas substituições. Durante minha vida profissional, trabalhei nas Escolas Estaduais: Ataualpa Duque (Olaria), Joaquim Delgado de Paiva (Bairro Cruzeiro), Tiago Delgado (Manejo) e Adalgisa de Paula Duque.
No início da década de noventa do século passado, fui nomeado no primeiro cargo, através de Concurso Público Estadual, na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, onde permaneci até me aposentar.
Em meados da mesma década de noventa, fui nomeado no segundo cargo também através de Concurso, na Escola Estadual Tiago Delgado, onde trabalhei como Professor Efetivo por três anos. Ao surgir outra vaga no Conteúdo que lecionava, Geografia, na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, solicitei a mudança de lotação do segundo cargo também para esta Instituição. Portanto, consegui juntar os dois Cargos em uma mesma Escola.
Devido às oportunidades e minha opção pela Área Administrativa, lecionei muito pouco. Embora a função de Direção Escolar, pelas suas peculiaridades, seja considerada Magistério.
Porque escolheu ser professor?
Terminei o Ensino Fundamental com quinze anos de idade. Minha família achou que era cedo para ir estudar fora. A única opção de Ensino Médio, na época Segundo Grau, era o Magistério na Escola Estadual Lima Duarte, hoje Adalgisa de Paula Duque. Portanto, foi o que fiz.
Meu desejo era fazer Veterinária e a única opção para esta formação, naquela época, era a Universidade Federal de Viçosa. Por este motivo, quando terminei o Ensino Médio, mudei para Viçosa, com o objetivo de fazer um Curso Preparatório mais direcionado para o ingresso na UFV. Acho que por ser o caçula da família e estar muito acostumado com a liberdade que Lima Duarte proporciona, não me adaptei em Viçosa e com uma semana de experiência naquela cidade já estava de volta, para nunca mais deixar Lima Duarte.
De certa forma, a morte de Tancredo Neves é uma das causas por eu ter me tornado Professor, pois o curso que fazia em Voçosa decretou luto por uma semana e vim embora para LD de vez. Como não pretendia voltar para Viçosa, tive que fazer uma caminhada acadêmica alternativa. Portanto, como já tinha o Curso Técnico de Magistério, resolvi me especializar. Na verdade, até hoje, não sei se eu que escolhi, mas sei que não me arrependo. Apesar das dificuldades, tive uma Carreira Profissional muito feliz.
Quais seus objetivos quando começou? Atingiu todos?
Quando comecei, meu principal objetivo era ser Servidor Público Estadual, alcançando assim a desejada Estabilidade Profissional através de Concurso Público. Este objetivo consegui alcançar bem rápido, em aproximadamente oito anos de trabalho. Sempre desejei ser Servidor Público, colocando-me a serviço das Pessoas, sobretudo das que mais dependem do Estado. Portanto, minha carreira no Magistério, principalmente na Área Administrativa, permitiu o alcance deste objetivo: servir a Comunidade Escolar.
Outro objetivo muito perseguido e importante na Educação é Colaborar para melhorar a qualidade da Educação Pública Brasileira. Durante toda minha vida profissional, procurei fazer minha parte neste sentido, mas tenho a consciência que deixei muito a desejar.
Um outro objetivo que também persegui durante minha carreira foi Colaborar na Construção de uma Escola Pública Inclusiva. Embora trabalhamos muito neste sentido, ainda temos uma longa jornada até alcançarmos a Inclusão de todas as Pessoas. Mas uma constatação é evidente: somente a Escola Pública que não seleciona seu corpo discente, poderá ser inclusiva. Em nossa Vida é impossível alcançar todos os objetivos.
Qual profissão prefere exercer? Porque?
Como já disse, me realizo como Servidor Público Estadual. Como minha formação foi o Curso Técnico de Magistério e algumas Especializações, pude servir as Pessoas sendo Professor. Tive a oportunidade de trabalhar na área administrativa da Escola, onde me realizei profissionalmente por vinte e seis anos. Quanto ao Direito, nem considero a Advocacia como uma profissão desempenhada. Como também já disse, utilizei o Curso de Direito em toda minha vida profissional. Mas advogar nunca foi uma preferência para mim.
Quais os pontos positivos e negativos de ser professor e/ ou diretor?
É muito difícil estabelecer pontos no Magistério, pois tudo é um processo muito dinâmico. Mas, repito, sempre desejei servir as Pessoas e a Comunidade. Portanto, este foi o ponto mais significativo em minha vida profissional, servir as Pessoas que estão próximas.
Outro acontecimento muito positivo, em meu entender, foi a Política de Inclusão, que nas últimas décadas tem levantado profundas discussões e transformado os Espaços e os Ambientes de Aprendizagem das Escolas Públicas. Se podemos considerar este fato como um ponto, destaco como algo muito positivo que vem acontecendo na Sociedade. Relacionar e Conviver com Pessoas nos faz crescer. Esta possibilidade permanente de crescimento oferecida nas Unidades Escolares é outro ponto muito positivo na prática do Magistério. Como negativo, vou destacar dois itens, mas não farei comentários nesta oportunidade: * As fragilidades na formação inicial e continuada do corpo docente; * A falta de valorização do Magistério.
Qual foi a melhor experiência como professor/diretor? E a pior?
A melhor experiência foi, sem dúvida, a Convivência. Conviver com as Pessoas nesta grande diversidade social em que vivemos é uma bela aventura. Quem consegue chegar ao fim da Carreira, é sinal que aprendeu viver na diversidade, ou seja, respeitar as diferenças.
A pior experiência é a Desigualdade Social. Acredito que ela seja a origem de grande parte dos problemas com os quais lidamos diariamente, senão todos. Ela é, também, um grande entrave para melhorar a Educação Pública.
Como você avalia a aposentadoria?
Como um prêmio. Estou feliz por estar com saúde para aproveitar este período que, espero, seja longo também, assim como foram os anos de trabalho. É bom viver um tempo sem ter horário, com mais liberdade para aproveitar o resto de vida que ainda me resta.
Quais os planos pós aposentadoria?
Tenho alguns objetivos. Primeiro, é dedicar mais tempo para minha família. Participar mais ativamente de trabalhos voluntários onde já estou envolvido. Destaco duas ações das quais pretendo me envolver um pouco mais: colaborar nas atividades da Associação Limaduartina Amigos da Comunicação (ALAC), Instituição mantenedora da Rádio Comunitária Serrana de Lima Duarte, e continuar coordenando a Campanha “Sangue, Seiva que Salva”, que organiza Campanhas de Doação de Sangue.