BELEZA DA JARDINAGEM
Jair Álvaro Moreira, jardineiro há 19 anos, conta, com entusiasmo, o quanto é realizado, na sua profissão, medido pelos muitos e frequentes elogios ao seu trabalho.
Jair comenta “sempre gostei de flores, pois vejo beleza em todas como nas folhagens “. Ele exemplifica com “os tapetes que são realçados pelas cores”.
O jardineiro pesquisa “em livros, vídeos, revistas sobre jardins e com profissionais da área” para buscar inspiração para criar os formatos da poda das plantas ornamentais.
“Pesquiso em livros, vídeos,
revistas sobre jardins e com
profissionais da área.”
Ele explica que a manutenção de um jardim depende da harmonia entre os elementos, de observar a necessidade de retoque na estética da ornamentação. Assim, o intervalo de tempo de conservação é relativo, dependendo das espécies plantadas, do regime de chuvas e de outros fatores.
Jair chama atenção para os cuidados ao plantar as flores como bom preparo do terreno e a escolha da espécie certa. O jardineiro finaliza com a importância de fazer um projeto para criar um jardim, cuja função é “embelezar e proporcionar bem-estar às pessoas “.