OLARIA CELEBRA ANIVERSÁRIO

O município de Olaria comemora, no dia 01 de março, seu aniversário de 61 anos. A Administração Municipal já hasteou as bandeiras e apoio a realização de eventos no fim de semana, que servirão como comemorações. O Prefeito Municipal, Luiz Eneas de Oliveira, celebra a data saudando a população e salientando o desenvolvimento do município que destaca-se na região nas áreas de saúde, economia e turismo.
Para Luiz Eneas de Oliveira, diversos projetos e ações em Olaria visam reconhecer o empenho e trabalho dos olarienses e oferecer a todos um município em constante crescimento, com responsabilidade, segurança e sustentabilidade. Ele aproveita para cumprimentar a todos e ressaltar que 2024 será um ano de grandes novidades.
Olaria irá comemorar seu aniversário com dois bons eventos, apoiados pela administração municipal: o II Campeonato de Kickboxing e o Nórdicos. O Campeonato de Kickboxing – Full Contact e K – 1 Rules será realizado dia 02/03, na Quadra Antenor José Campos, à partir das 15 horas, contando com 30 lutas para iniciantes e amadoras. Já o Nórdicos terá sua 1ª etapa – Dois Lobos, realizada no domingo, 03/03. Participe e comemore o aniversário de Olaria!
História
O município de Olaria surgiu nas margens da estrada que ligava São João Del Rei à cidade do Rio de Janeiro, entre os rios do Peixe e Rosa Gomes, com ranchos para descanso de tropeiros e viajantes. No local, no final do século XVIII, formou-se um pequeno povoado, com algumas casas de pau a pique, um cemitério e uma capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário, fruto da religiosidade dos negros e dos mais empobrecidos. Hoje, a gruta da Praça Primeiro de Março, construção feita apenas com pedras, é o marco zero de Olaria e o local exato da antiga capela, a primeira da localidade.
A origem do nome veio do fato que algum pioneiro montou uma olaria e utilizou o barro propício para a fabricação de telhas do tipo capa e bica, moldadas artesanalmente nas coxas por escravos.
O povoado Olaria, no início do século XIX, pertencia ao então Município de Barbacena.
Com o crescimento do povoado, em 1872 foi criado o Distrito de Santo Antônio da Olaria, que foi desmembrado do município de Barbacena e incorporado ao município de Rio Preto. No ano de 1887, quase metade do Distrito de Santo Antônio da Olaria foi transferido para o recém criado Município de Lima Duarte. O restante do território do Distrito de Santo Antônio da Olaria, incluindo sua Sede, continuou a pertencer ao município de Rio Preto, até o ano de 1923, quando a Lei Estadual n° 843 o transfere para o município de Lima Duarte.
No ano de 1938, a Lei Estadual n° 148 reduz a denominação do Distrito apenas para Olaria, que foi pertencente ao município de Lima Duarte até 30 de dezembro de 1962, quando a Lei Estadual n° 2764 o torna independente, sendo a municipalidade instalada oficial e solenemente em 01 de março de 1963.
O Município de Olaria teve sua economia, no início, baseada na mineração do ouro de aluvião, que logo foi sendo substituída pela pecuária leiteira e de corte, o que permanece até hoje. É predominantemente montanhoso, acidentado pela Serra da Mantiqueira, observando-se serras menores como a Serra das Voltas, a Serra do Cruz, a Serra Negra e a Serra das Flores, lugares de natureza exuberante, com suas montanhas, campos e cachoeiras. É cortado pelos rios do Peixe, São João e Pari e tem povoados como São Sebastião da Vista Alegre, São João, São Joaquim, Vila Tomé, São Francisco do Prata, Grotinha, Pombal, Sumidouro, Boa Vista, Criciúma, Serra Negra, Cachoeira do Pão d´Angu e Rosa Gomes, lugares onde ocorrem festas religiosas típicas e atraem turistas.
Fonte: Prefeitura Municipal

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar