MG LIDERA CASOS DE DENGUE
O Brasil registrou 973.347 casos prováveis de dengue e 195 mortes pela doença, de acordo com informações divulgadas dia 27/02/2024, pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. Outros 672 óbitos estão sob investigação, para saber se têm relação com o vírus. Minas Gerais lidera os estados que possuem mais casos de dengue, com 332.306 registros. Na sequência se destacam São Paulo (170.017), Distrito Federal (100.078), Paraná (98.432), Rio de Janeiro (75.804), Goiás (58.201) e Espírito Santo (33.410).
A Prefeitura Municipal de Lima Duarte divulga, toda semana, o Boletim Epidemiológico da Dengue. Os últimos dados são de 27/02/2024 e confirmam 168 casos prováveis de Dengue, sendo 49 confirmados e 119 sob investigação. Destes 49 confirmados, três pessoas precisaram de internação, mas já estão recuperados. Foram descartados 33 casos e o município não registrou óbitos pela doença. O sorotipo com circulação confirmada no município é o DENV 1. A maioria dos casos confirmados concentra-se na Vila Afonso Pena e no centro da cidade. Os casos notificados em pessoas que moram fora do núcleo urbano são: 2 confirmados, 12 em investigação e 4 descartados.
A Prefeitura Municipal de Lima Duarte está em estado de alerta, devido ao aumento dos casos de dengue e da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, desde o início de fevereiro, trabalha na criação de estratégias de enfrentamento. Já no início do mês, foram realizados 4 mutirões de limpeza urbana, além de campanhas de conscientização com a população e ações de bloqueio nos locais identificados como de alto risco. Também foram feitas reuniões entre os agentes de combate a endemias, representantes do setor de Vigilância em Saúde, equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia, para alinhamento e aplicação de estratégias de atendimento. Os Agentes de endemias visitaram o bairro Afonso Pena, após alto índice de notificação de casos no local.
Vamos colaborar, cuidando de nossas residências, para evitar a criação do mosquito Aedes aegypti. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, no telefone 3281-1110. Se apresentar algum sintoma da doença, procure o posto de saúde mais próximo.