OUTUBRO ROSA
O mês de outubro foi escolhido para conscientização e prevenção do câncer de mama. “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
A campanha objetiva compartilhar informações sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O Outubro Rosa é um movimento que surgiu na década de 90, para estimular a participação da população no controle da doença, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.
O movimento internacionalmente conhecido simboliza a luta contra o câncer de mama e sua história começa nos anos 90 do século XX, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, promovida anualmente na cidade desde 1990.
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de informar e conscientizar sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A falta de acesso à informação adequada e o medo de falar a respeito do câncer de mama ainda são fatores que afetam o diagnóstico da doença.
O Dia Internacional contra o Câncer de Mama, comemorado em 19 de outubro, assim como todo o mês, serve para enfatizar a importância de algumas medidas simples, mas que podem evitar esse agravo que traz tanto problema e sofrimento na vida de muitas mulheres e de muitos familiares.
Os médicos ginecologistas Alexandre Luiz Franco e Valmir Oliveira Almeida atendem na ABBAC em Lima Duarte. Eles consideram que é fundamental desconstruir tabus em relação à doença, pois a detecção precoce pode aumentar as chances de cura e reduzir a agressividade do tratamento. Dr. Alexandre enfatiza que toda mulher deve realizar o autoexame das mamas, uma prática que pode ser incorporada ao banho, troca de roupas ou outras situações do cotidiano.
O médico orienta ainda sobre a importância de se procurar um ginecologista regularmente e fazer todos os exames, para se evitar essa e outras doenças ou descobri-las na fase inicial, o que aumenta as chances de tratamento e cura. Já Dr. Valmir salienta que os principais fatores de risco para o câncer de mama são: histórico familiar da doença, sobrepeso, sedentarismo, consumo exagerado de bebida alcoólica e aspectos genéticos.
7 dicas para prevenir o câncer de mama:
– Faça o autoexame, mas também faça a mamografia regularmente.
– Controle a sua alimentação.
– Pratique atividades físicas.
– Evite o consumo de cigarros e álcool.
– Cuidado com a reposição hormonal.
– Tome banhos de sol.
– Amamente pelo máximo de tempo possível.
Confira todas as especialidades oferecidas pela ABBAC LD:
– Angiologia e cirurgia vascular
– Alergologista
– Cardiologia
– Clínico Geral
– Cirurgião Geral
– Dermatologista
– Endocrinologista
-Fisioterapia
– Fonoaudiólogo
– Ginecologista
– Medicina do trabalho
– Neurologista
– Oftalmologista
– Pediatra
– Psicólogo
– Psicopedagogo
– Psiquiatria
– Podologia
– Ortopedista e Cirurgião
– Otorrinolaringologista
– Urologista
Cuide de sua saúde na ABBAC Lima Duarte
Rua Alfredo Catão 223
Telefone: (32) 3281-2933