UMA PISTA DE POUSO DE AVIÕES EM LIMA DUARTE

Em 07 de Abril de 1931, o oficial Tenente Paulo Tavares Drummmond, integrante do Corpo de Aviação da Marinha, esteve em Lima Duarte.
Aqui chegando, entrou em contato com as autoridades municipais, sendo recebido pelo então Prefeito Municipal Alfredo Catão e seu filho Engenheiro Moacyr Catão.
O oficial comunicou-lhes a missão de estabelecer em Lima Duarte uma base para pouso e decolagem de aeronaves do Corpo de Aviação da Marinha, que iriam empreender uma missão de reconhecimento do território brasileiro, partindo do Rio de Janeiro a Belém do Pará, passando pela cidade de Formosa em Goiás.
Lima Duarte foi escolhida por ser ponta de linha da Estrada de Ferro Central do Brasil, possibilitando a chegada por ferrovia de combustível até a base de apoio, possibilitando o reabastecimento de combustível das aeronaves.
Catão de pronto apoiou a iniciativa, seguido por seu filho Moacyr, que imediatamente apresentou ao Tenente Paulo Drummond, mapas com indicações de vários locais onde se poderia abrigar a tal pista.
Dentre estes locais, foi escolhida a Várzea do Dr. Nominato, perto da Estação da Barreira, sendo rapidamente executados ali serviços de roçada, capina, drenagem e nivelamento do terreno.
A Expedição cumpriu seu conograma, com pouso e decolagem das aeronaves em Lima Duarte.
Agradecida, a Marinha expediu moção de agradecimento ao Municipio de Lima Duarte, pelo zelo e competência demonstrados na rapida execução da pista.
A passagem de aviões por Lima Duarte repercutiu positivamente. Houve inclusive a fundação de um Aero Club na cidade, noticiada em jornais do Rio de Janeiro, iniciativa que, cremos, não foi avante.
Apesar da duração efêmera, a pista entra para a História da cidade como primeiro local de pouso e decolagem de aviões, ainda que de pequeno porte.
Na foto que ilustra a materia, da 1ª Turma de Aviadores do Corpo de Aviação da Marinha, o Tenente Paulo Drummond, assinalado por uma seta.
Comentários, sugestões, críticas, correções, observações, entre em contato com o auto pelo e-mail marcusilva.70@gmail.com, https://facebook.com/marcoantonio.silva.94, ou pelo Insta:@markuanthonio.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar