CENSO 2022

Continua sendo feito em todo o Brasil o Censo 2022. Em Lima Duarte, até o dia 18/10 já foram recenseadas 11.917 pessoas. O município tem um total de 49 setores para serem coletados. A equipe de recenseadores já concluiu 23 setores (47%), está com 19 em andamento (39%) e faltam coletar dados em 07 setores (14%): Conceição de Ibitipoca e 06 setores rurais (região rural de São Domingos da Bocaina e Souza, região do Monte Verde e Serra da Boa Vista).
De acordo com o Coordenador Censitário, Igor Alves de Sá e Souza, a equipe está encontrando uma média de 2,55 pessoas por domicílio ocupado. Já coletaram dados de 6.683 domicílios, sendo:
– 4670 domicílios com moradores e entrevistas realizadas;
– 527 domicílios que moradores estavam ausentes ou se recusaram a responder;
– 8 domicílios que agendaram a entrevista para uma data futura;
– 757 domicílios que estão vagos;
– 671 domicílios que são de uso ocasional.
A previsão de encerramento de coleta no município é de 08/11/2022.
O Coordenador relata que as principais dificuldades na realização dos trabalhos são:
– A recepção por parte das pessoas com os recenseadores. Casos de desrespeito, falta de educação, omissão e etc.
– A dificuldade das pessoas aceitarem responder ao questionário e passarem as informações corretas, inclusive sobre o número de habitantes da residência;
– Manter a produtividade dos recenseadores, que acontece por diversos motivos como alegações de dificuldade de locomoção pelos setores, sobretudo os rurais, a baixa remuneração da produção, entre outros.
Ele também explica que enfrentou problemas de desistência dos recenseadores. Eram 17 vagas para Lima Duarte, sendo que só 14 iniciaram o processo de coleta. Todos os aprovados da lista de classificados no Processo Seletivo foram chamados, mas nenhum candidato teve interesse ou tinha impedimento. Igor salienta que fizeram um processo seletivo complementar e não tiveram nenhum inscrito.
Atualmente, dos 14 recenseadores que iniciaram, 2 já se desligaram e outros 2 já manifestaram o interesse em não continuar até o final, por conta de sobrarem somente setores rurais para serem trabalhados.
O Coordenador destaca a importância do Censo 2022 para nortear políticas públicas para a população. Ele pede para a população receber bem o recenseador, já que a pesquisa é rápida e os dados coletados são sigilosos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar