CAMPEÃ MUNDIAL DE ROBÓTICA

Alunos da Escola Sesi Senai de São João Nepomuceno – MG participaram do Torneio Sesi de Robótica e foram campeões mundial com o projeto. Entre a equipe está Isabel Paiva Ferraz, de 14 anos, filha da limaduartina Carla Campos Paiva e de Antônio José.
Os alunos participam anualmente de um torneio Regional, com equipes de Minas Gerais. Depois foram para o Torneio Nacional e, com a classificação, competindo com equipes de todo Brasil, foram para a etapa Internacional, com equipes do mundo inteiro. A Etapa Regional ocorreu em abril, em Belo Horizonte – MG. A etapa Nacional foi no Ibiapuera, em São Paulo – SP, em maio. E a terceira e última etapa, a Internacional, foi no Rio de Janeiro – RJ, agora em agosto.
A Escola Sesi Senai entrou com esse projeto em 2014 e alunos participam dele anualmente. Segundo Isabel, existe um estereótipo dentro da robótica, onde pensam que trabalham apenas com robôs, mas vai muito além disso. “Com certeza, conseguimos adquirir muitos conhecimentos tecnológicos, mas também aprimoramos muito a convivência, trabalho em equipe e comunicação, por exemplo”. Ela destaca também a melhora da equipe no nível de inglês, uma vez que fazem apresentações totalmente faladas nessa língua. “Esses são fatores que fazem diferença em nossos futuros e nos ajudam muito na vida profissional”, considera.
Os alunos participam, todo ano, de um torneio de robótica da FLL (First Lego League), um programa internacional que une alunos entre 9 a 16 anos, presentes em equipes de escolas Sesi ou equipes de garagem. Cada escola pode ir ao torneio com até 6 participantes, o que forma uma equipe. Existe um tema que esse programa cria e que é renovado anualmente. O tema desse ano foi “Transporte de Cargas”. Nesse torneio de robótica, os participantes passam por diversas avaliações como Desempenho e Design do robô, Core Values, onde é avaliado em todo momento da competição, sobre a integração da equipe, e Projeto de Inovação.
A Equipe Delta é formada por 5 alunos e 1 técnica Roberta Machado, representando São João Nepomuceno – MG. Eles concorreram, em Minas Gerais, com 36 outras equipes e 6 foram classificadas. Já no Torneio Nacional, em 100 projetos, ficaram em 5º lugar, sendo também classificados. Competiram com alunos de todo Brasil, entre 9 e 16 anos. Isabel explica que a equipe trabalha com teoria e prática e é necessária muita pesquisa, reunião com especialistas, entrevistas, entre outros. Mas também precisam colocar em prática, seja na hora de fazer protótipos e até mesmo montar o robô, além de pesquisas de campo que realizam.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar