CENTENÁRIO DA SANTA CASA
O ano de 2022 marca o centenário da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte. Uma história de lutas, conquistas, dedicação, alegrias, sofrimentos e muita solidariedade.
A origem do projeto filantrópico foi na casa de Dona Maria Carlota de Paula, uma mulher com espírito caritativo e de grande religiosidade, extremamente dedicada aos pobres e enfermos desamparados. Em sua casa, no centro da cidade, ela atendia as pessoas com medicamentos, curativos e assistência, além de uma palavra de conforto e carinho dedicados aos doentes.
Ela pediu, com a autorização do vigário Padre João Batista, donativos para a construção de um cômodo para esses atendimentos aos enfermos. E guardou o material para a construção da Santa Casa de Misericórdia, em um pequeno cômodo que construiu junto à Igreja de São Francisco.
No livro Memória histórica sobre a cidade de Lima Duarte e seu município, o historiador Alexandre Miranda Delgado relata que, em 1914, deu-se início à construção da Santa Casa de Misericórdia, em terreno doado pelo Capitão Francisco Borges Duque, através de escritura de 15 de maio do mesmo ano, recebida pelo Dr. Tancredo Alves e Cel. Alfredo Catão, representantes da futura entidade. Destacaram-se também na construção da obra os cidadãos Maximiano Nepomuceno, Estevão Cândido Delgado e Leopoldo Alves de Carvalho, além de outros colaboradores, como o Major José Cândido da Silva, doador de avultada importância.
Em 31 de dezembro de 1922, realizou-se a inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, que foi noticiado no jornal “A Verdade”, descrevendo todos os festejos acontecidos.
Além de inúmeros criadores, idealizadores e incentivadores dos trabalhos desenvolvidos pela Santa Casa de Misericórdia, foi e é essencial, ao longo desses 100 anos, a dedicação dos inúmeros provedores que atuaram no Hospital. A lista começa com Alfredo Carneiro Viriato Catão e desmembra-se em diversos importantes nomes que dedicaram o tempo livre em ações filantrópicas na Santa Casa.
Na abertura de uma série de reportagens em comemoração ao centenário da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, iremos relatar os nomes e períodos de administração dos provedores da entidade filantrópica. Essa é uma forma de contar um pouco da história, além de reconhecer e homenagear os grandes administradores da Santa Casa. Eles passaram por crises, mas nunca desistiram de cumprir o primeiro propósito do Hospital: atender com carinho, cuidado e saúde, principalmente os mais necessitados.
Confira:
1922 – Alfredo Carneiro Viriato Catão
1923 – Homero Vieira Pinto
1958 – Antônio Marciano de Paula Filho
1979/1980 – Geraldo Majella de Paiva
1981/1988 – José Carvalho de P. Delgado
1989 – Jarbas Pedro de Mello
1990/2002 – Carlos Alberto Barros
2003/2004 – Carlaile Baumgratz de Paula
2005/2006 – Elisiário Clemente Guimarães
2007/2008 – Jarbas Pedro de Mello
2009/2012 – Ney Carvalho de Paula
2013 – Antônio Carlos de Almeida
2014 – Marcelo Rodrigues de Freitas
2015/2016 – Oldair José Paiva
2017/2021 – Mayara de Paula Moreira
2021/2023 – Altair Oliveira Thoni
Obs.: Estamos tentando resgatar dados e informações sobre a história da Santa Casa. Inclusive, alguns nomes e datas de provedores estão incompletos. Quem tiver informações sobre a história da Santa Casa, pode entrar em contato pelo telefone: (32) 3281-1410. Agradecemos a ajuda pra contar a história da nossa Santa Casa!