ABBAC

Endocrinologia
A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas.
Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área.
Nesse mês, entrevistamos a médica Endocrinologista Juliana Chaves Costa, que falou um pouco sobre essa área médica e os atendimentos que podem ser realizados aqui em Lima Duarte, na sede da ABBAC.
Endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.
Confira:
Nome: Juliana Chaves Costa.
Formação: Médica Endocrinologista e Metabologista.
Há quanto tempo atende em Lima Duarte? Há 3 anos.
Quais os principais casos atendidos pela Endocrinologia? Diabetes, alterações da função tireoidiana e obesidade.
Você atende todas as idades? Sim.
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas? O principal ponto para o controle metabólico é a mudança de hábitos: A prática de atividade física e boa alimentação, dando prioridade para alimentos naturais, evitar alimentos ultraprocessados e cuidados com o sono.
Como evitar o agravamento de problemas nessa área? À partir do diagnóstico, o acompanhamento com o especialista e a tomada da medicação é fundamental, além da mudança de hábitos descrita acima.
Existem doenças mais graves causadas por problemas endócrinos? Quais? Sim, o endocrinologista também trata de tumores no cérebro, em uma região chamada hipófise.
Após o diagnóstico da maioria das doenças, como é feito o tratamento? Há a orientação de mudança de hábitos e a prescrição medicamentosa. É necessária uma revisão de exames laboratoriais periodicamente, para o ajuste dos medicamentos.
Qual a faixa etária que tem mais problemas endócrinos? Porquê? Quais? Geralmente após os 50 anos, quando ocorre um maior acúmulo de gordura na região visceral, aumentando assim o risco de diabetes mellitus, obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia.
Como evitar esses problemas nessa faixa etária? Como tratá-los? A base é a mudança de hábitos que levam à perda de peso e o controle da gordura visceral. Em alguns casos, é necessário iniciar medicação.
Existe sexo e uma faixa etária que mais procura o serviço de Endocrinologia? Quais? Porquê? As mulheres, à partir de 50 anos, são o principal público, principalmente devido à entrada no período climatérico.
Quais sintomas levam as pessoas a procurar um Endocrinologista? São indicados por outros médicos? Porquê? A grande maioria das doenças endocrinológicas são assintomáticas e o que leva à procura médica são alterações dos exames laboratoriais, muitas das vezes observadas por outros médicos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar