MEIO AMBIENTE – RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Lara Medeiros - Engenheira Ambiental

Nunca se falou tanto em sustentabilidade, preservação ambiental e assuntos correlatos ao meio ambiente como é debatido nos últimos anos. O cuidado com o meio ambiente deixou de ser algo comedido e vem se tornando uma atitude obrigatória.
A cada 5 de junho, desde 1972, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada para debater sobre os problemas ambientais mais urgentes e destacar a necessidade de promover políticas que garantam uma gestão ambiental consciente. Durante todo o mês somos convidados a rever nossos hábitos, entender que o meio ambiente é um bem coletivo e de responsabilidade de todos, e a encontrar relações de solidariedade pensando sempre nas gerações que ainda virão.
O ar que respiramos, a água que bebemos e o alimento que ingerimos nos são oferecidos pela natureza e, para que possamos continuar usufruindo desses recursos, precisamos pensar, agir e mudar o nosso relacionamento com ela.
Mais do que nunca, o diálogo e as atitudes são ferramentas de propagação da informação como parte de um processo educativo mais amplo, agregando valores que podem fazer a diferença em um futuro não muito distante. É muito importante que o assunto seja levado para o dia a dia das famílias, ressaltando que alguns hábitos diários devem ser repensados e que não há muita dificuldade em colocá-los em prática:
Reduza o consumo de água: Reutilize a água da máquina de lavar, armazene a água da chuva e diminua o tempo de banho;
Economize energia elétrica: Deixe desligados os aparelhos que não estiverem sendo usados e apague as luzes ao sair.
Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível: Quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente;
Separe o lixo orgânico do lixo seco: Assim proporcionamos melhores condições de trabalho aos classificadores dos materiais recicláveis, possibilitamos a compostagem dos resíduos orgânicos e demandamos menos recursos da natureza.
Evite compras desnecessárias: A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada.
O pouco de cada um, quando somado, pode ser a solução para salvar a natureza. É o nosso dever.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar