ABBAC
Dermatologia
A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas.
Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área.
Nesse mês, entrevistamos a médica Dermatologista Martha Gontijo Siqueira Alves Amaral, que falou um pouco sobre essa área médica e os atendimentos que podem ser realizados aqui em Lima Duarte, na sede da ABBAC.
O médico Dermatologista é um profissional que trabalha com foco na saúde da pele como um todo.
Neste sentido, a área de atenção de um dermatologista é vasta, já que ele é especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças da pele, das mucosas, dos pelos, cabelos e unhas.
Conheça um pouco mais sobre essa especialidade médica e sobre o trabalho desenvolvido pela Dermatologista na ABBAC – LD:
Nome: Martha Gontijo Siqueira Alves Amaral
Formação: Faculdade de Medicina de Barbacena. Pós graduação em Dermatologia na Faculdade de Ciências Médicas e de Saúde de Juiz de Fora.
Há quanto tempo atende em Lima Duarte? Há 12 anos
Quais os principais casos atendidos pela Dermatologia? Manchas na pele (melasma), danos solares (ceratose actínica), alergias em pele (dermatite atópica).
Você atende todas as idades? Sim.
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas? A prevenção é o melhor tratamento! Protetor solar sempre!
Como evitar o agravamento de problemas nessa área? Ao surgir qualquer sinal, como ferida que não cicatriza, lesões que surgem ou modificam rapidamente, procurar o médico especialista imediatamente.
Existem doenças mais graves causadas por problemas dermatológicos? Quais? Existem várias doenças que podem acometer sistemicamente o paciente, entre elas, Melanoma, outros tipos de câncer de pele, como Carcinoma espinocelular e Basocelular.
Após o diagnóstico da maioria das doenças, como é feito o tratamento? O tratamento para o câncer de pele deve ser indicado pelo dermatologista e deve ser iniciado o mais rápido possível, para aumentar as chances de cura. Na grande maioria, a exérese é a opção, dependendo das características da lesão.
O clima de inverno influencia nos casos de problemas de pele, alergias, etc? Porque? No inverno, em geral, o tempo é mais seco, a ingestão de água é menor, e é comum banhos mais quentes e demorados, o que reduz a camada protetora da pele. Acontece a perda do manto lipídico, pelo ressecamento, que pode se refletir no surgimento das infecções fúngicas, bacterianas e virais ou alergias na pele. Por isso, doenças como dermatite seborreica (caspa), dermatite atópica (que provoca coceira e erupções), psoríase (que causa vermelhidão e descamação) e ictiose vulgar (que provoca o ressecamento e a descamação da pele) são mais comuns no inverno.
Como evitar problemas mais sérios nessa época? Hidratar bem a pele, evitar banhos quentes e demorados.
As crianças e adolescentes têm tido mais problemas dermatológicos? Porquê? Quais?
Sim, as crianças tem vários problemas de pele, como dermatites que podem ser causadas por ressecamento da pele (dermatite atópica), irritações em área de fraldas, molusco contagioso e verrugas virais. Após o diagnóstico, o tratamento é individualizado e de acordo com a patologia do paciente.
Os adolescentes e jovens, na maioria das vezes, enfrentam problemas com acnes e espinhas.
Como evitar esses problemas nessa faixa etária? Como tratá-los? A acne ocorre devido ao aumento da secreção sebácea, obstrução dos poros, proliferação bacteriana e inflamação. Ela pode ser indicativa de alguma alteração hormonal, que é comum nessa faixa etária. Durante o tratamento, ao médico cabe a compreensão, carinho e empatia para com o seu paciente. O paciente, por sua vez, deve ser cooperativo. Deve-se estar ciente e compreender que esta doença é causada por alteração dos hormônios, a qual faz parte do processo normal de amadurecimento. Não existe fórmula milagrosa. O que se busca é controlar os efeitos da acne e minimizar as cicatrizes.
Existe sexo e uma faixa etária que mais procura o serviço de Dermatologia? Quais? Porquê? Mulheres, na faixa etária dos 30 anos, com manchas em face (melasma). Adolescentes, sexo masculino, com acne. E idosos, ambos os sexos, com lesões causadas pelo sol (ceratose actinica e melanose solar).
Mesmo sem sintomas, à partir de qual idade devemos procurar um Dermatologista? A verdade é que não existe “a idade certa” para você começar a procurar os serviços de dermatologia. A coisa mais importante que você pode fazer para determinar a hora certa de consultar um dermatologista é ficar de olho em sua pele e cuidar bem dela. Geralmente, depois dos 20 anos, quando não há queixa.
A procura por tratamentos dermatológicos aumentou durante a pandemia da Covid 19? Sim .Porque? Os problemas de saúde mental estão aumentando durante a pandemia de covid-19 e o isolamento social forçado. E isso repercute na pele, cabelos.
Esses problemas foram agravados devido a problemas psicológicos? Como? O estresse não é apenas um problema emocional. É um mecanismo fisiológico, uma defesa natural do organismo, aonde há liberação de mediadores químicos. Ocorre excesso de cortisol (um dos hormônios ligados ao estresse) e aumento de radicais livres, sendo capaz de afetar o sistema imunológico e provocar ou agravar uma série de doenças na pele, entre outros órgãos.