ABBAC

Psicopedagogia

A sede da Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Cidadão (ABBAC) em Lima Duarte presta consultas e exames em diversas especialidades médicas. Sendo assim, a cada edição, irá abordar um tema de saúde, consultando especialistas na área.
Nesse mês, entrevistamos o psicopedagogo Augusto de Alencar Carvalho, que falou um pouco sobre essa área médica e os atendimentos que podem ser realizados aqui em Lima Duarte, na sede da ABBAC.
Confira:
Nome: Augusto de Alencar Carvalho.
Formação: Graduação em fonoaudiologia e especialista em linguagem em neurociências, neuroaprendizagem e psicopedagogo clínico e institucional pelo CEDEP/MG – BH/MG.
Há quanto tempo atende em Lima Duarte? 9 anos.
Quais os principais casos atendidos pela psicopedagogia?
Distúrbios de aprendizagem escolar.
Auxilia na prevenção e orientação aos professores a identificar possíveis sinais de problemas escolares, como trocas grafêmicas, dislexia, desordem do processamento auditivo central, disortografia, discalculia, entre outras alterações.

Você atende todas as idades? Sim. Atendo todas as idades. A grande maioria dos casos atendidos são crianças e jovens em períodos escolares e até mesmo adultos que procuram melhorar o desempenho das habilidades escolares.
Como as pessoas podem evitar esses tipos de problemas?
O quanto antes os professores ou os pais identificarem ou perceberem qualquer alteração ou até mesmo dúvida em relação ao processo do aprendizado da leitura e da escrita, o profissional está à disposição para esclarecer e orientar qual a melhor conduta a ser tomada.
Como evitar o agravamento de problemas nessa área?
O quanto antes procurar evita o agravamento de qualquer alteração de aprendizagem, eliminando, assim, a evasão escolar.
Existem doenças mais graves causadas por problemas psicopedagógicos? Quais?
Sim existem alguns fatores que podem agravar as alterações de aprendizagem como falta de estímulo à escrita e à leitura, hiperatividade, déficit de atenção e problemas neurológicos e comportamentais.
Após o diagnóstico da maioria das doenças, como é feito o tratamento?
O tratamento é feito em clínica ou consultório, com o profissional habilitado e outros profissionais, dentro de uma equipe multidisciplinar, na grande maioria dos casos podendo variar o tempo de acordo com cada caso e alteração diagnosticada.
O que mais prejudica as crianças atualmente? Porque?
Atualmente, devido à pandemia, a grande maioria dos alunos de todas as faixas etária terão algum comprometimento em alguma das habilidades relacionadas à leitura e escrita, visto que a privação do ambiente escolar e contato direto com professor e aluno prejudicou bastante o desempenho, desde o processo de alfabetização até o término do período escolar.
O uso excessivo de computadores, tablets, notebboks e celulares tem prejudicado as crianças e adolescentes? Porquê?
O uso da tecnologia trouxe sim um grande benefício para a área da educação, desde que seja usado de forma consciente e orientada pelo profissional e pelo educador.
Os casos de problemas na aprendizagem sempre existiram. Porém, hoje, com o acesso e a facilidade tecnológica e o conhecimento dos professores, houve um crescimento muito grande da procura.
Esses casos têm aumentado agora ou estão sendo mais divulgados?
Não existe, na verdade, um número exato da faixa etária e nem fatores de sexualidade quanto à procura do profissional, principalmente devido à atual situação que estamos vivendo, onde comprometeu todos os alunos de todas as séries e redes de ensino, desde o fundamental até o ensino superior.
Como prevenir esses problemas?
Então, fica a dica para os leitores e principalmente para os pais que, ao perceberem qualquer alteração no processo de alfabetização e ou leitura e escrita, procure um profissional habilitado para sanar todas as dúvidas surgidas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar