DIRETOR CLÍNICO PROPÕE MODERNIZAÇÃO
Em Fevereiro de 2021, após a eleição e posse do nvo Conselho Diretor da Santa Casa, o médico Francisco José Fabiano de Almeida foi convidado a exercer o cargo de Diretor Clínico do Hospital.
Com 37 anos, Dr. Francisco é formado em Medicina pela UFJF em 2009. Nascido em Manaus – AM, ele mora em Juiz de Fora /MG desde 1985. Atende em Lima Duarte desde 2020, no PSF 01 (Batatal/Manejo/Orvalho) e iniciou os atendimentos na Santa Casa de Lima Duarte em maio de 2020.
Agora faz também atendimentos na Clínica Laudare.
Confira um pouco dos projetos do médico à frente da Direção Clínica da Santa Casa:
QUANDO ASSUMIU A DIREÇÃO CLÍNICA DA SANTA CASA?
Fui questionado sobre a possibilidade de compor uma chapa em fevereiro de 2021 e assumi no início de março, após ter sido eleito, junto com a Dra. Marina.
COM QUAIS OBJETIVOS?
Fui surpreendido pelo convite e não tinha objetivo pessoal. Mas acredito que toda Instituição que busca excelência deve focar em uma equipe unida e valorizada, atualizada e humanizada. Portanto, a busca destas qualidades dentro da nossa equipe de funcionários se tornou meu principal objetivo.
COMO ANALISA A PARTE CLÍNICA DO HOSPITAL?
Temos um Corpo Clínico reduzido, mas comprometido e dedicado a dar o melhor pela população. Entretanto, assim que possível, faz-se necessário implementar o número de profissionais e especialidades, afim de oferecer melhor atendimento, seja consulta, urgência ou internação.
QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES?
Como muitos hospitais públicos e filantrópicos, a principal dificuldade é financeira, o que não nos permite investir em melhorias de insumos ou da estrutura hospitalar sem um planejamento adequado.
Já no atual contexto da Pandemia, também enfrentamos dificuldades para contratar novos profissionais. Unindo as situações, acabamos tendo uma equipe reduzida, aumentando muito o nível de cansaço e estresse.
QUAIS SUAS EXPECTATIVAS PARA A FUNÇÃO?
Aceitei o desafio da Diretoria Clínica com a expectativa de contribuir ao máximo para a renovação da Santa Casa de Lima Duarte, preservando a identidade da Instituição, mas ajudando a iniciar e trilhar um caminho de modernização e, principalmente, humanização do atendimento – que possa ter continuidade com os sucessores da função.
COMO A PARTE CLÍNICA DO HOSPITAL VEM ENFRENTANDO A PANDEMIA?
Desde o início da Pandemia, ainda na gestão anterior, foram criados protocolos internos para minimizar os riscos e, principalmente, trazer a melhor assistência possível para a população de Lima Duarte e região.
Continuamos atualizando os protocolos, à medida que novas diretrizes surgem, e, inclusive, tentando ajustar o hospital às diversas normativas para mantermos os pacientes de enfermaria Covid em Lima Duarte, transferindo apenas os pacientes graves de CTI.
Mas esbarramos em algumas dificuldades e ainda não tivemos êxito nesta questão.
O QUÊ PODE SER MELHORADO / REFORMULADO?
A Santa Casa completará seu centenário em 2022 e está situada em local que precisa de melhorias para se adaptar às modernidades dos atuais ambientes hospitalares, mas que não pode perder a beleza do patrimônio histórico.
Portanto, estamos avaliando as obras que haviam sido iniciadas e criaremos um plano de ações de longo prazo, com adaptações e modificações ao projeto inicial e, ao final, elevaremos o nível de complexidade do hospital.
Além disso, seguiremos com o projeto de informatização e há necessidade de trazer novos e implementar serviços já existentes – como modernização dos centros de imagem e cirúrgico; aumento do Corpo Clínico, com mais plantonistas e novas especialidades – reduzindo a dependência de serviços externos, principalmente em outros municípios.
Para viabilizar estas questões, buscaremos parcerias de curta e longa duração: com a Prefeitura, Estado, Profissionais da Saúde e Empresários – assim como, com a população em geral – sempre com transparência e objetividade.