Santa Casa

Devido a condições atuais criadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2 – “Síndrome Respiratória Aguda Grave – Coronavírus 2″), a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte vem como entidade filantrópica e, principalmente pública, prestar informações importantes das providências e protocolos criados para melhor atendê-los como cidadãos e usuários:
– Desde o surgimento da pandemia foi criado um Grupo de Enfrentamento ao novo Coronavírus e realizadas reuniões, iniciando-se assim, trabalhos internos para adequação e acompanhamento das notas técnicas, resoluções e protocolos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde Estadual. Dessa forma, todos os ajustes e providências têm sido embasados em normas técnicas.
– Foi criado o protocolo de admissão do paciente com sintomas gripais, prevendo a preparação dos profissionais, a prioridade no atendimento e acondicionamento destes pacientes em uma sala a parte e demais procedimentos necessários para o atendimento adequado.
– Foram tomadas providências para aquisição e estoque de EPIS, material de limpeza e insumos necessários para garantir segurança a todos os funcionários e clientes da Instituição.
– Foram realizadas orientações aos funcionários do hospital quanto ao uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), processo de limpeza e higienização e procedimentos a serem adotados pelo setor de nutrição, sempre seguindo orientações previstas nas diretrizes e protocolos pré-estabelecidos.
– Foi realizada a seleção de quartos de isolamentos para pacientes suspeitos com quadro leve e a CRIAÇÃO DE DOIS LEITOS DE URGÊNCIA para pacientes com certa gravidade, necessitando de cuidados especiais, sempre nos atentando para a necessidade de separação destes, dos demais pacientes com outras patologias. A Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte já possuía dois leitos de urgência, com respiradores. Devido à pandemia, foram montados mais dois leitos para isolamento, através da doação recebida do aluguel de dois respiradores (realizada pelo Sr. Manoel Teixeira Lopes – “Manoel da Frangolândia”) e da aquisição de bombas de infusão e monitores com recursos provenientes da Vakinha Virtual criada pelos voluntários do Movimento União Território Ibitipoca. O objetivo desses leitos é realizar a estabilização dos pacientes para uma possível remoção. Esclarecendo que Lima Duarte não possui infra-estrutura humana e física para implantação de leitos de UTI.
– Também, foram criados protocolos de tratamento adequado à instituição e providenciados medicamentos e demais implementos a serem usados no tratamento de suporte da Covid-19.
Conforme o Fluxo de Referência vigente, de 02/04/2020, da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte está realizando atendimento de pacientes suspeitos de COVID provenientes de Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira e Bias Fortes, mantendo-os na instituição até se tenha a confirmação laboratorial para COVID e, posterior, transferência para Hospitais referenciados em Juiz de Fora, através do Sistema Susfácil e SAMU, onde serão realizados os tratamentos de casos simples (enfermaria) como também de casos complexos (UTI). NÃO estando a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte habilitada pela Secretaria de Estado de Saúde para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus.
As condutas e decisões tomadas estão alinhadas com a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Lima Duarte. Estamos trabalhando juntos nas ações de enfrentamento da epidemia do novo coronavírus.
Todas as informações prestadas pela Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte são sempre fundamentadas e transparentes, de forma objetiva e esclarecedora com dados reais.
Por fim, cabe deixar claro que, embora estejamos preparados para possíveis atendimentos de pacientes infectados pelo novo coronavírus em nossa cidade, a Santa Casa de Lima Duarte não tem condições físicas para atender toda a população, nem mesmo, vários casos ao mesmo tempo.
O hospital já atendeu diversos casos suspeitos da Covid 19 e foram feitos 95 testes rápidos e 37 testes PCR, até 29/09/2020.
Os quatro leitos de urgência vêm sendo ocupados nos casos mais graves, até a transferência para Juiz de Fora, quando necessário.
Assim, seguindo as diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde pedimos à população que pratiquem o isolamento social. A única forma de evitarmos um colapso em nossa rede de atendimento é diminuindo o número de infectados em nossa cidade e isso só é possível evitando ao máximo a circulação de pessoas.
A Santa Casa agradece todas as doações recebidas de insumos (testes rápidos, máscaras, aventais, materiais de limpeza) e dos equipamentos citados. Todas as doações fizeram a diferença no combate ao novo coronavírus em nossa cidade e região.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar