IGREJA DO ROSÁRIO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE IBITIPOCA SOFRE DANOS COM AS CHUVAS

As fortes chuvas em fevereiro resultaram no destelhamento da Igreja do Rosário, em Ibitipoca, que comemorou o centenário em 2018. A situação já está controlada por membros da comunidade que guardam e cuidam da igreja dentro de suas capacidades. Foi inserida uma lona de captação de água de chuva para proteger o teto. As obras sacras estão protegidas em local seguro. A Associação de Moradores e Amigos de Ibitipoca (AMAI) pediu providências através de Ofício à Prefeitura Municipal de Lima Duarte.
No entanto, será necessária uma reforma ampla, tanto em todo o teto quanto na parte interna, para eliminar infiltrações. A Prefeitura de Lima Duarte já foi acionada, mas informou à AMAI que só poderá realizar a obra após o período de chuva. Contudo, a direção da AMAI considera que a presença do engenheiro, para avaliar a situação e orçar o valor do projeto, se faz necessária para que possam buscar alternativas possíveis para tomar providências na reforma e preservação da igreja.
A AMAI pretende buscar investimento público e a colaboração do município, para a recuperação e reforma, o que deve ser empenhado antes do início do período eleitoral.
A Prefeitura de Lima Duarte ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Histórico:
A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Conceição de Ibitipoca foi construída pelos negros, escravos, que eram impedidos de frequentar as cerimônias da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A construção era em pau-a-pique na parte baixa da vila, em uma encosta. Ali, comemoravam as festas da padroeira com a dança de Congados.
No início do século XX, a capela estava em ruínas, o padre Carlos Otaviano Dias mandou demolir e iniciou a construção atual no mesmo local, em 1915. A obra foi concluída em 1918, sob a direção do oficial Oscar Baumgratz.
Reconhecida sua importância, a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Conceição de Ibitipoca foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Lima Duarte-MG, pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural do município no ano de 1998.
Fonte: Assessoria da AMAI e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Lima Duarte.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar