GRUPO COLCHA DE RETALHOS
Em Lima Duarte, um grupo de mulheres reúne-se desde 2013, com o objetivos de integração, troca de experiências, de anseios e de afetos, desenvolvendo laços de ternura, amizade e bem querer. O “Colcha de Retalhos” é um grupo de convivência, com pessoas diferentes, de idades diferentes. Confira um pouco de sua história e ações:
“A vida se faz de pedaços de outras gentes, que vão se tornando parte da gente também.
E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados…
Haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma.”
Cora Coralina
Quando foi criado o Grupo?
Foi criado em 2013. Nossa primeira reunião aconteceu em 08 de abril, na sede social do Minas Esportes Clube. Recebeu o nome de “Grupo de Convivência”.
Quem deu a idéia do nome? Por quê?
Houve uma palestra para o Grupo, que estava começando, realizada pela Mara Campos, residente em Belo Horizonte – MG. Ela colocou que nossas vidas são como pedacinhos ou sentimentos, os quais vamos carregando até formar um todo, que é o ser humano.
Neusinha, Coordenadora do Grupo na época, se inspirou neste contexto e sentiu que, cada um de nós representava um pedacinho que, juntas, formaria o todo. Este todo formaria o Grupo, que passou a denominar “Colcha de Retalhos”. Sugeriu ainda que cada participante fizesse um quadrado de tecidos em patchwork que, depois de costurado, formaria uma colcha. Esta é usada em todos os encontros: é a nossa bandeira.
Quais são os objetivos do Grupo?
Integrar as participantes, propiciando-lhes uma rica troca de experiências, de anseios e de afetos, que desenvolvem laços de ternura, amizade e bem querer, formando um grupo de convivência com pessoas de idades diferentes e tão diferentes em sua existência.
Quem criou o Grupo?
Theresinha Cunha, após sua aposentadoria como educadora, se sentiu um pouco isolada e o mesmo acontecia com outras mulheres em Lima Duarte. Então, achou necessário uma aproximação, o que culminou na formação do Grupo.
Para isso, convidou a Neusinha, limaduartina que morou muitos anos fora e retornou, para liderar a formação do Grupo.
Quantas integrantes tem atualmente? Como é administrado?
Somos 30 mulheres.
É administrado pela equipe: Maria Helena, Maria das Graças, Yeda, Salete, Sônia Campos, Solange e Vilma Leal.
Aonde se reúnem?
Atualmente nos reunimos na sede da AALD. Fazíamos as reuniões nas residências das participantes e restaurantes. O Grupo foi crescendo e alguns locais não nos comportavam mais.
Como arrecadam verbas para eventos e ações?
Cada participante contribui com uma mensalidade de R$15,00. Quando fazemos bailes, as despesas são pagas com a venda das mesas.
Quais ações o Grupo já desenvolveu?
O Grupo é fundamentalmente de convivência e lazer. Reunimos todo mês e comemoramos os aniversariantes do mês em curso. Em maio comemoramos o Dia das Mães e em dezembro fazemos uma confraternização de Natal, com almoço ou jantar e amigo oculto.
Fazemos bingo entre nós e nos divertimos muito! Mas as mais belas ações são de aspecto sentimental. Conhecermos umas às outras, nos relacionar, o bate-papo no whats app, os passeios à tarde no Restaurante Rancho Alegre, da companheira Míriam. Esta nos oferece um saboroso lanche e ainda seu famoso arroz doce. Assistir aos shows em Juiz de Fora, no Teatro Central, às peças de teatro…
A realização de bailes na AALD, super animados e organizados, decorados pelas três artistas do grupo: Maria das Graças, Elva e Solange. É maravilhoso olhar as pessoas dançando, recordando tempos passados!
Quais ações desenvolvidas em 2019?
Além de reunirmos mensalmente, fizemos um baile pré Carnaval na AALD, animado pela sambista Alessandra Crispim. Em março, comemoramos o Dia da Mulher. Em maio, fizemos serenata para as mães do Grupo. Em junho, baile na AALD, com a Banda APShow. Em outubro, Baile de Primavera, com a banda Vox Dey. Assumimos a barraca do pastel, na Festa da Paróquia. Como ação social, contribuímos, no carnê, mensalmente, com a APAE, Santa Casa, Sociedade São Vicente de Paulo e Banda e Escola de Música Maximiano Nepomuceno.
Tem mais alguma ação planejada? Qual? Quando?
Sim. Para este ano, a confraternização de Natal do Grupo, dia 03/12.
Para 2020, faremos um baile pré Carnaval, na AALD, com a Banda que anima o Carnaval de Conservatória – MG, priorizando marchas, marcha rancho e samba enredo, em 15/02.
Quais as dificuldades encontradas?
Um local para as reuniões normais. Mas a direção da AALD, representada pelo Moacir, nos empresta o Clube gentilmente, ao qual somos eternamente agradecidas.
Tem apoio de alguém ou instituição?
Temos o apoio da diretoria da AALD e dos limaduartinos, que nos prestigiam com a presença aos nossos bailes e, assim, possibilitam o pagamento das despesas dos eventos. À eles, também somos agradecidas!
Ao Jornal e Site LD & Cia., obrigada pela entrevista!
Maria Helena de Oliveira Guedes
Coordenadora do Grupo Colcha de Retalhos.