PARLAMENTO JOVEM

A EE Adalgisa de Paula Duque e a EE Joaquim Delgado de Paiva estão participando do Parlamento Jovem 2019, com 10 estudantes cada, selecionados entre os 1º e 2º anos do Ensino Médio. De acordo com os diretores das duas escolas, os critérios para escolha dos selecionados foram os que apresentaram perfil de liderança, como: boa comunicação, disponibilidade, responsabilidade, assiduidade, participação e comprometimento. Em Lima Duarte, o Projeto iniciou em 01/04 e será desenvolvido entre a Câmara Municipal e as duas escolas, tendo como Coordenadores funcionárias da Câmara e Monitor Davi Pimenta Delgado.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. Em 2019, o Parlamento Jovem de Minas faz 16 anos. Esse programa de formação política, voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo
Para o Presidente da Câmara, Marcelo Freitas, a Câmara Municipal de Lima Duarte tem se empenhado para que o Parlamento Jovem 2019 possa proporcionar o interesse dos jovens nas discussões políticas, desenvolvendo neles um senso crítico e participativo nas agendas políticas. “Devemos pensar e praticar a boa política, pois ela é necessária para o desenvolvimento da vida em sociedade”, avalia.

OBJETIVOS DO PJ MINAS

. Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
. Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
. Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
. Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar