FEIRA DAS RELIGIÕES

A Feira das Religiões foi realizada na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, no dia 30 de novembro. O evento fez parte do conteúdo de Ensino Religioso e foi desenvolvido como atividade de finalização da disciplina, para que os alunos colocassem em prática conhecimentos sobre as religiões que estudaram em sala. Os objetivos foram refletir sobre as diferenças religiosas e culturais dos povos e, assim, diminuir o preconceito com o que é diferente.
A organização da Feira foi da professora de Ensino Religioso, Danielle Arruda, e envolveu os estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Os temas foram divididos entre os alunos de cada série, sendo:
– 6° ano: cultura e religião tradicional da China;
– 7° ano: Hinduísmo e cultura da Índia.
– 8° ano: Candomblé, cultura brasileira e de países africanos.
– 9° ano: Islamismo e cultura árabe.
Os alunos que possuíam restrição religiosa, por fazerem parte da comunidade religiosa dos Testemunhas de Jeová, fizeram sobre sua própria religião. Os alunos que recebem atendimento educacional especializado, desenvolveram um trabalho na sala Recurso, com a professora Jean Carla, sobre a Igreja Ortodoxa.
Foi pedido aos alunos que não fizessem trabalhos escritos e, assim, usariam a criatividade para abordar os temas sugeridos de maneira interessante e fora do usual. Tiveram danças, apresentação de capoeira, maquetes, exposição em varais, algumas comidas típicas, confecção de tecidos e mosaicos, música e encenação.
Para a Professora Organizadora, Danielle Arruda, o evento foi muito positivo. Tiveram a participação da quase totalidade dos estudantes e a visita da comunidade à escola. “Os alunos puderam falar sobre os temas com os quais tinham mais afinidade, desenvolveram os trabalhos com suporte da professora, mas com autonomia para decidirem como abordar as questões”, ressalta. Em uma avaliação posterior ao evento, eles disseram que gostaram de sair da rotina e de conhecer novas religiões, através do trabalho dos colegas de outras turmas. “Do meu ponto de vista fiquei positivamente surpresa com o nível dos trabalhos apresentados, que superaram minhas expectativas. Os alunos mostraram ter compreendido os conteúdos, explicando bem suas propostas e tirando dúvidas de quem foi assistir aos trabalhos”, avalia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar