VIAGEM ACADÊMICA
Uma limaduartina, estudante de Engenharia Civil em Lavras, participou de um intercâmbio e passou cinco meses no Peru. Ela aproveitou a oportunidade para estudar, passear e conhecer novas pessoas e culturas diferentes. Confira um pouco de sua experiência:
Uma limaduartina, estudante de Engenharia Civil em Lavras, participou de um intercâmbio e passou cinco meses no Peru. Ela aproveitou a oportunidade para estudar, passear e conhecer novas pessoas e culturas diferentes. Confira um pouco de sua experiência:
LD & Cia.: Nome completo, Idade, Curso:
Flávia: Flávia Baumgratz Reis de Oliveira, 22 anos, Engenharia civil.
LD & Cia.: Locais visitados:
Flávia: Enquanto estava em Huancayo, visitei as cidades que eram perto de lá, pois, como estava estudando, não tinha tempo. Nesse período, fui para a selva também, lugar que se parece muito com o Brasil, em questões de clima, e para Huaytapallana, aonde há um nevado.
No último mês, conheci lugares históricos do país, como Lima, Cusco, Machu Picchu, Puno e outros.
LD & Cia.: Período da viagem:
Flávia: Cinco meses.
LD & Cia.: Objetivos:
Flávia: O objetivo inicial da viagem era ligado ao estudo e um maior aperfeiçoamento profissional, já que estudaria em outro país, sobre a minha área e vivenciaria uma outra visão da engenharia civil.
Depois de já estar lá, percebi que o maior crescimento é o pessoal e cultural e que, viver cada momento diferente lá e aproveitar ao máximo, era o objetivo.
LD & Cia.: Por que conhecer esses locais?
Flávia: A escolha dos locais foi baseada na história e beleza natural deles, além da parte cultural que cada lugar leva. A história e cultura do Peru são muito ricas e todos os peruanos valorizam muito isso.
LD & Cia.: Onde ficou?
Flávia: Morei por um pouco mais de quatro meses em Huancayo, uma cidade situada na região da serra peruana, pois era nessa cidade em que se localizava a Universidade na qual estudava. Em Huancayo, eu morava em uma casa com mais 14 pessoas, dentre elas peruanos, mexicanos, colombianos e brasileiros, que também fizeram intercambio junto comigo.
Depois desse tempo, até a data de retorno, fiquei em Cusco, uma cidade histórica muito conhecida e perto de vários locais turísticos do Peru, como Machu Picchu.
LD & Cia.: Conheceu muitas pessoas?
Flávia: No inicio da viagem tudo era muito diferente e até acostumar com a cultura e o jeito em que as pessoas de lá se relacionam, foi um pouco difícil. Pensava em voltar sempre.
Depois de algumas semanas, tudo ficou tranquilo. As pessoas da cidade em que morei inicialmente são muito receptivas e consideradas as mais felizes do país. Sempre estiveram muito dispostas a nós ajudar, principalmente aos amigos da nossa faculdade.
Fiz grandes amizades no Peru, as pessoas de lá são muito amáveis e nos apoiavam em tudo, sempre preocupadas com o nosso bem estar e estadia lá. Para eles, era um orgulho terem brasileiros no país. Sinto muita falta disso. São pessoas que vou guardar para sempre e que espero muito reencontrar.
Quando mudei de cidade, fui para um hostel e ali havia muitos brasileiros, com os quais fiz amizade também.
LD & Cia.: Por quanto tempo planejou a viagem?
Flávia: Para fazer o intercâmbio, eu fiz uma avaliação pela UFLA e todo o processo, até o resultado final, durou cerca de 5 meses. Nesse tempo, tínhamos que fazer todas as partes burocráticas para a viagem.
Depois que estava lá, planejamos por mais ou menos um mês nossa rota de viagem para o ultimo mês que estaríamos lá.
LD & Cia.: Quais atividades desenvolveu?
Flávia: Como fui para estudar, todas as atividades eram de acordo com a faculdade.
LD & Cia.: O quê mais gostou e o quê menos gostou?
Flávia: É muito difícil falar sobre isso. O quê mais gostei e aprendi nessa viagem foi ver a vida de outra forma, de ampliar a visão, aproveitar cada momento e ser feliz independente de tudo. Lá as pessoas são assim. Por mais difícil que seja, elas sempre vão estar com um sorriso no rosto.
LD & Cia.: Pretende fazer outras viagens internacionais? Para onde?
Flávia: Com certeza. A oportunidade de conviver com culturas diferentes é uma coisa que acrescenta muito e quero muito fazer outras viagens e conhecer outras culturas.
LD & Cia.: Como é conviver com culturas diferentes?
Flávia: É maravilhoso, não tem outra palavra para descrever! Além de conhecer e aprender muito, nós valorizamos ainda mais a nossa cultura, que é tão rica e, às vezes, não enxergamos isso. Os peruanos me ensinaram muito em relação à cultura.