MULHERES À FRENTE

Em 2022, a população feminina de Lima Duarte era de 8.871 pessoas, de acordo com os dados do Censo Demográfico do IBGE. Somos mais da metade da população, que, em 2022, era de 17.221 pessoas.
E representamos muito mais do que números, quando nos desdobramos como filha, mãe, mulher, dona de casa, profissional, …
Em Lima Duarte, temos vários exemplos de grandes mulheres, que se destacam não só em casa e na família, mas na profissão e na sociedade.
Nessa matéria, entrevistamos algumas mulheres limaduartinas, como forma de homenagear a todas nós e reconhecer o valor que temos, não só em março, mas em todos os dias, meses e anos.
Cultura
Letícia Nogueira Fonseca criou, junto com Analice de Oliveira, em São José dos Lopes, em 2018, o grupo Linhas de Minas.
Ela se envolveu com moda artesanal, reciclagem de roupa, brechó e artesanato em geral, desde os anos de 1980. Teve, em Juiz de Fora, de 1999 a 2006, uma loja pioneira em Aluguel de Fantasias e Confecção de Figurinos, chamada Arco da Velha. Fez também alguns figurinos para Teatro e Dança, em Juiz de Fora.
Entre 2007 a 2018, se envolveu com a Yoga e Massoterapia. Em 2018, trabalhando no SPA do Hotel Reserva do Ibitipoca, hoje, Comuna do Ibitipoca, apresentou um projeto para desenvolver atividades de artesanato com as mulheres dos Lopes. Aí nasceu o grupo Linhas de Minas e outras atividades culturais nasceram junto.
Hoje Letícia se ocupa exclusivamente deste trabalho e mora em São José dos Lopes. Com seu companheiro, Dudu Arbex, ator, diretor e músico, desenvolvem atividades como Teatro, Coral, Apresentações musicais dos artistas locais e diversas oficinas culturais, que desenvolveram até setembro de 2024, no espaço que juntos denominaram Casa do Sol.
Hoje as atividades continuam em nova sede, na Praça Santo Antônio, ao lado da igreja católica, agora também com o Café Linhas de Minas.
Letícia é mãe de Yuri e Sofia e avó de Alena.
Simone Carvalho é Coordenadora da Associação Cultural Caminho da Serra, desde 2023.
Com 40 anos, é uma artesã apaixonada por sua arte e pela promoção da cultura local. Em 2018, ela começou a frequentar a Associação Cultural Caminho da Serra, durante a I Semana Cultural, um evento que reunia variedade de expressões culturais de artistas da região. Desde então, sempre está presente aos eventos, envolvendo-se com os sócios e ajudando indiretamente nas atividades.
Com o tempo, a ideia de expor seus próprios produtos começou a ganhar força, mas a insegurança sobre os regulamentos de uma Associação a restringia. Em 2021, Simone tornou-se sócia da Associação, passando a ajudar diretamente na organização dos eventos e a expor seu trabalho, que inclui papelaria afetiva e diversos produtos em papel e EVA, tanto em 2D quanto em 3D. Seus produtos são comercializados em feiras, no Feirão da Roça e nas redes sociais: @loverartrs
Em 2023, Simone assumiu a coordenação da Associação. Em parceria com os demais sócios, está sempre em busca de promover cultura de qualidade e garantir que o espaço continue a ser um ponto de encontro vibrante para a comunidade. Atualmente, a Associação abriga diversos projetos, incluindo oficinas de teatro, música, xadrez, violão, dança, desenho e inglês. Em sua sede funciona uma biblioteca e uma sala de poesia, mostrando o compromisso de Simone e da equipe em enriquecer a vida cultural da região.
Angela Falcometa Oliveira, 59 anos, é Cirurgiã Dentista, Artista Visual e Ceramista.
Iniciou sua trajetória artística em 1998, como autodidata.
Atualmente, tem como projeto o Documentário “Filha da Terra I” pela lei de Incentivo à Cultura, Aldir Blanc. Será retratado todo seu processo criativo, da captura e garimpo dos elementos naturais à finalização da obra e sua exibição ao público.
Além do Documentário, pretende expandir a divulgação de sua arte como uma bandeira de valorização de nossas raízes, dar voz aos apelos das questões socioambientais tão urgentes e ao existencialismo.
Como premiações locais, já recebeu Monções Honrosas da Câmara Municipal de Lima Duarte, por representar o Município além de nossas fronteiras, e pela realização de vários eventos, fomentando nossa Cultura.
A cantora e nutricionista Nayara Borges, 35 anos, lançou, em 2024, o videoclipe da música “Elas”, produzido através da “Lei Paulo Gustavo”, do Ministério da Cultura, e viabilizado através da Prefeitura de Lima Duarte.
A cantora já viajou muito e participou de diversos shows e festivais. Em 2015, em Cruzília, foi premiada e, em 2023, junto com César e Helder, interpretou a música “Elas.
O videoclipe da canção foi feito em Lima Duarte e as cenas foram gravadas no Ibiti-Projeto. Em destaque, a participação das mulheres lindas do Ibiti-Engenho, que, além da amizade e do carinho, emprestaram seus sorrisos pro vídeo.
A cantora atualmente apresenta-se no Ibiti-Engenho e em eventos particulares, festivais e casamentos em Minas, Rio e São Paulo, sempre com um repertório de música popular brasileira e clássicos internacionais.
Durante o Carnaval, Nayara conduz um dos maiores blocos da região, o “Bloco De Bar Em Bar.
Justiça
Limaduartina, Mayara Moreira é Secretária Geral da 166ª subseção da OAB no município.
Ela sempre teve uma relação especial com o conhecimento. Filha de Paulo César e Maria Helena (Lua), desde pequena demonstrava interesse pelos estudos e aprendeu a ler com apenas quatro anos de idade.
Aos 16 anos, foi aprovada em dois cursos superiores: Serviço Social na UFJF e Direito no Vianna Júnior. Optou pelo Direito e, já no primeiro período, se destacou, recebendo o prêmio de melhor aluna da faculdade.
Após se formar, aprofundou seus conhecimentos e se especializou em Direito Público, Empresarial e Eleitoral. Atuou como assessora jurídica de Direito Público em diversas prefeituras da região e prestou assessoria jurídica empresarial para associações e empresas. Foi provedora da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte por quatro anos. Também foi Procuradora e Diretora Adjunta do DEMAE de Lima Duarte.
Em seu próprio escritório de advocacia, atende clientes em diversas áreas do Direito. Além de advogada, Mayara é esposa do Bernardo Moreira e mãe da pequena Júlia, de cinco anos. Concilia com maestria os desafios da profissão e da vida pessoal, sempre acreditando no papel essencial da advocacia na sociedade e na busca pelos direitos de cada cidadão. “Apesar dos desafios, sou realizada. Amo o que faço e sei da importância do nosso trabalho para a justiça”, afirma.
Janice Hilária Fonseca Paiva Soares é Titular de cartórios em Lima Duarte.
Graduada em Direito pela UFJF, em 1982, Janice casou com Júlio Soares e exerceu advocacia até 1998. Na cidade mineira de Governador Valadares, foi Defensora Pública, Procuradora da Prefeitura Municipal e chefiou o Departamento Jurídico do Bradesco.
Através do primeiro concurso público TJMG, em 2002, assumiu o cargo como Titular do 1º Cartório de Notas de Lima Duarte, atuando até hoje. Delegatária do Registro Civil de Pessoas Naturais também de Lima Duarte.
Janice tem 2 filhos, Victor e Vinícius, residentes em São Paulo, e 4 netos. A honestidade e o caráter são os traços que mais herdou de sua mãe Hebe Aparecida Barros Fonseca de Paiva e seu avô Raul Fonseca, hoje já falecidos, mas seus exemplos todos os dias marcam seu coração.
“Assim sou eu, simples, persistente, justa, gosto de viver meus momentos tanto socialmente como amo uma solitude. Adoro filmes, leituras e séries. Enfim, amo o que faço e desejo estar nesta dimensão por ainda uns bons anos. Está é minha história, esta é Janice”, enfatiza.
Política
Elenice Pereira Delgado Santelli nasceu em Lima Duarte, em 06/05/1959. Desde jovem, Elenice demonstrou uma força e determinação que a acompanharam por toda a vida. Formada como professora de História, ela se dedicou a educar gerações de alunos, transmitindo não apenas conhecimento, mas também valores de cidadania e respeito.
Além de educadora, Elenice sempre se destacou pelo seu espírito voluntário. Participou ativamente de catequeses e da pastoral da família, contribuindo para o fortalecimento da comunidade em Lima Duarte e nas cidades vizinhas, como Rio Novo e Goianá.
Em 2001, Elenice deu início à sua trajetória na vida pública ao se eleger vereadora. Durante seu mandato, destacou-se pela capacidade de ouvir e atender às demandas da população, sendo reeleita até 2008. No ano seguinte, aceitou o desafio de ser vice-prefeita, cargo que ocupou de 2009 a 2012, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade. De 2013 a 2017, foi assessora Parlamentar da Deputada Margarida Salomão.
Como presidente do Partido dos Trabalhadores em Lima Duarte, Elenice trabalhou incansavelmente para promover a inclusão e a justiça social. Sua determinação e visão a levaram a um marco histórico em 2020, quando foi eleita a primeira prefeita da cidade, um feito que simboliza a luta e a perseverança das mulheres em cargos de liderança. Desde então, seu mandato, iniciado em 2021 e reeleito em 2024, tem sido pautado por ações que visam o bem-estar da população e o progresso sustentável da cidade.
Recentemente, em 2025, Elenice alcançou mais uma conquista significativa ao ser eleita a primeira presidente do consórcio intermunicipal de saneamento básico da Zona da Mata, em Viçosa, MG. Essa posição não apenas reforça seu papel como líder, mas também demonstra seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região.
Sandra Terezinha Silva Oliveira é, atualmente, a única mulher na Câmara de Vereadores de Lima Duarte.
Com 46 anos, considera ser a voz das mulheres na Câmara Municipal de Lima Duarte. “Para mim, essa é uma responsabilidade desafiadora, mas totalmente possível de ser cumprida. Acredito que a chave para isso está em ouvir atentamente a população e buscar soluções reais. Meu papel é lutar pelos direitos de todas as pessoas”, ressalta.
Sandra é mãe de duas mulheres, das quais tem grande orgulho por quem se tornaram. Conciliando a rotina profissional, alia o mandato de Vereadora com a realização de faxinas, que sempre fez parte da sua vida, de quem é e do sustento da sua casa. “Cada atividade que faço reflete a minha dedicação em oferecer o melhor para minha família e para a comunidade. São 25 anos de trabalhos voluntários e ações sociais”.
Assistência Social
Bianca Alves Vieira tem 38 anos e é formada em Serviço Social desde 2010. Ao longo dos 14 anos de profissão atuou como Assistente Social em Pedro Teixeira, nos anos de 2011 e 2012 e depois como Secretária de Assistência Social, de 2018 a 2020.
Em Lima Duarte, atuou como Secretária de Assistência Social de 2013 a 2016. Foi Coordenadora do CRAS de 2021 a julho de 2022. E, à partir de agosto de 2022 até hoje atua como Secretária de Assistência Social, sendo responsável por gerir o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Cláudia de Lima da Cunha Carvalho, é Presidente da Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI, Lar São Vicente de Paulo.
Nascida em Santa Rita de Jacutinga – MG, em 07/05/1978, é casada com Marcelo Antonio de Carvalho e mãe de Frederico Ozanam Cunha Carvalho. Formada em Serviço Social, ingressou na Sociedade de São Vicente de Paulo em 27/09/1989, por vocação e pelo exemplo dos pais. Assumiu vários cargos na SSVP, como secretária, tesoureira, presidente, coordenadora da Comissão de Jovens, da Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam e do Departamento Missionário nos vários escalões da SSVP. Desde 01/01/2024 é Presidente da ILPI, juntamente com a diretoria. “Assumir a ILPI tem sido um dos maiores desafios em minha vida. Conciliar casa, trabalho e o voluntariado na SSVP é muito desafiador, porém gratificante. Estar a serviço do próximo é uma dádiva de Deus!”
Cláudia conta que aprendeu com seus pais e com seu marido, a fazer a caminhada vicentina, considerando ser fácil contribuir com a vida social, comunitária e religiosa de nossa cidade, a qual adotou como sua também, porque indiretamente é filha desta terra, bisneta do senhor Manuel Delgado de Almeida, conhecido como “Neca França”.
“Neste mês de março dedicado às mulheres, agradeço a todas consócias vicentinas, moradoras, funcionárias, voluntárias e benfeitoras, mulheres que conseguem conciliar os cuidados com a família, o serviço e o trabalho com o próximo. Agradeço a Deus por me dar a oportunidade de cuidar dos 56 moradores que residem em nosso Lar São Vicente de Paulo”, termina.
Educação
Isabel Cristina Evangelista nasceu em 19/11/1981, em Juiz de Fora, MG, mas foi registrada em Lima Duarte (MG), cidade onde passou sua infância e adolescência e onde reside até hoje. Estudou na antiga Escola Municipal Nominato Duque (atualmente Lígia Duque Catão), onde tem muitas recordações e memórias, e concluiu o ensino fundamental e o ensino médio na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, onde trabalha atualmente.
Graduou-se em Letras em 2010; tendo feito pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Atualmente, Isabel dirige a Escola Estadual Adalgisa de Paula, onde foi nomeada como Professora de Língua Portuguesa em 2013 e, em 2017, veio transferida no segundo cargo. Em 2023 assumiu a vice-direção da Escola, permanecendo com um cargo na docência. Já em 2024, assumiu a direção da Escola, cargo que ocupa nos dias atuais.