ASSOCIAÇÃO LINHAS DE MINAS COMEMORA 7 ANOS

A Associação Linhas de Minas, que fica no distrito rural de São José dos Lopes, em Lima Duarte, comemorou, no Dia Internacional da Mulher, 7 anos de existência. O grupo, formado por 23 participantes, nasceu da vontade de reunir as mulheres da região, através do artesanato. Hoje a instituição promove diversas manifestações culturais.
A Associação, liderada por Alice Valda de Jesus Parada, celebrou os 7 anos com exibição do Documentário Linhas de Minas, de Frederico Cardoso, e com uma viagem das associadas a Tiradentes e Bichinho, para conhecer novos artesanatos.
A coordenadora do projeto, Letícia Nogueira, explica que o objetivo da Associação é ajudar a proporcionar, principalmente às mulheres, geração de renda e acesso à cultura para toda a comunidade, já que as áreas rurais costumam ser precárias destas oportunidades.
O Linhas de Minas produz almofadas, jogos americanos, roupas, guardanapos, bolsas e outras peças bordadas a mão, com temas ligados à fauna e à flora da região e cenas rurais. Trabalham, também, com trançado com fibras naturais (taboa e fibra do caule da bananeira) e transformados em objetos como cestos, luminárias, souplats, bolsas e tapetes.
Além do artesanato, a Associação, sem o apoio do poder público, já promoveu teatro, coral com mulheres da comunidade, bazar, montou uma biblioteca, Projeto Pôr do Sol (apresentação de músicos), oficinas como Confecção de Bonecos, Contação de Histórias, Tear Manual e Cinema.
Para negociar os produtos, Linhas de Minas comercializa através da internet ou da loja física, que abriga um café com quitutes da roça, além de vender o artesanato da Associação e também de artesãs da área urbana de Lima Duarte e região.
O Café promove, mensalmente, uma atividade cultural gratuita.
Os produtos Linhas de Minas podem ser conhecidos pelos Instagrans @linhasdeminas e @linhasdeminascafe e a loja e o Café podem ser visitados de sexta a domingo de 10 às 18 horas.