MARÇO AZUL MARINHO

O Mês de Março é conhecido pela cor Azul-Marinho, em conscientização ao câncer colorretal, uma doença silenciosa que requer atenção aos seus sinais e fatores de risco. A campanha Março Azul Marinho tem por objetivo alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer colorretal.
O câncer colorretal são tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto e ânus. A principal forma de prevenção desse câncer é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando a detecção e a retirada dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.
Este câncer é o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA. A Campanha Março Azul 2025 recomenda exames preventivos de câncer de intestino à partir dos 45 anos, para aumentar o diagnóstico precoce de câncer de intestino, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes e ampliando a margem de cura.
O câncer de intestino:
– É o 3º tumor que mais mata no Brasil.
– Atinge mais de 45 mil pessoas por ano no país.
– Acomete principalmente homens e mulheres com 45 anos ou mais, além de pessoas com histórico familiar.
Fatores de risco:
Fumar, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas, ter uma vida sedentária, consumir bebidas alcoólicas, idade superior a 50 anos, história familiar de câncer colorretal, história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), baixo consumo de cálcio, obesidade.
Sintomas:
Se você está perdendo peso sem ter feito nenhuma mudança na sua dieta, se você passou a ter diarreia e/ou prisão de ventre, percebeu sangue nas fezes, está sentindo gases ou cólicas , vomitando ou tendo náuseas, dores na região anal ou sensação de intestino cheio mesmo após evacuação, você deve procurar avaliação médica com brevidade!
Diagnóstico
Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e a Colonoscopia (exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro). O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino!
Tratamento:
Se você for diagnosticado com câncer de intestino, seu médico ou sua médica são capazes de te recomendar o melhor tratamento para o seu caso. Confie neles! O tratamento poderá incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica. A escolha vai depender da localização do tumor e do estágio da doença.
Cura:
O câncer de intestino tem cura. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura. E mesmo após a cura, é feito um rigoroso acompanhamento com consultas e exames para evitar ou detectar um possível retorno do câncer. Fazer tal monitoramento é imprescindível para identificar recidivas precocemente.
Com diagnóstico precoce, o câncer de intestino tem até 90% de chance de cura.
Converse com seu médico e adote uma vida com mais prevenção, menos excessos e tolerância zero a práticas que colocam sua saúde em risco
Vários tipos de exames também podem ser feitos na sede da ABBAC LD, como: Doppler Venoso e Arterial, Doppler de Carótidas, Eletrocardiograma e Ultrassonografia.
Confira todas as especialidades oferecidas pela ABBAC LD:
– Angiologia e cirurgia vascular
– Alergologista
– Cardiologia
– Clínico Geral
– Cirurgião Geral
– Dermatologista
– Endocrinologista
– Fonoaudiólogo
– Ginecologista
– Homeopata
– Medicina do trabalho
– Neurologista
-Nutricionista
– Oftalmologista
– Podólogo
– Psicólogo
– Psicopedagogo
– Psiquiatria
– Ortopedista e Cirurgião
– Otorrinolaringologista
– Urologista

Cuide de sua saúde na
ABBAC Lima Duarte
Rua Alfredo Catão 223
Telefone: (32) 3281-2933

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar