FEVEREIRO ROXO E LARANJA

A campanha Fevereiro Roxo e Laranja é direcionada a quatro doenças específicas: leucemia, fibromialgia, lúpus e Alzheimer.
A campanha foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, visando proporcionar mais conforto aos portadores das doenças, já que não existe cura para elas.
Fevereiro recebeu duas cores: o roxo – como alerta ao lúpus, à fibromialgia e ao mal de Alzheimer – e o laranja. Esta última faz referência à conscientização sobre a leucemia, um dos tipos de câncer mais frequentes no Brasil, com estimativa de 11,5 mil novos casos em 2024.
A Campanha promove a conscientização para doenças crônicas. As cores roxa e laranja ganham destaque com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate dessas doenças crônicas.
A Campanha do Fevereiro Laranja, dedicada ao combate à Leucemia, foi criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), especialmente porque o Dia Mundial do Câncer acontece todo ano no dia 4 de fevereiro.
O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, rins, articulações, cérebro, entre outros. Ele pode ser dividido em quatro tipos: Lúpus discoide, Lúpus sistêmico, Lúpus induzido por drogas e Lúpus neonatal. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é contagioso e as pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.
A Fibromialgia é uma síndrome que causa dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas pesquisas indicam que ela seja resultado de uma combinação de fatores como, genéticos, infecciosos, traumas físicos ou emocionais, distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão.
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca a decadência das funções cognitivas, além de interferir no comportamento e personalidade da pessoa, causando a perda de memória. A doença é causada por fatores genéticos, de estilo de vida e ambientais, que afetam o cérebro ao longo do tempo. Geralmente, costuma atingir a população mais velha. É uma das doenças que mais cresce em diagnósticos no mundo. Um estudo da Universidade Johns Hopkins aponta que, até 2050, mais de 100 milhões de pessoas terão Alzheimer.
A Leucemia é um tipo de câncer que afeta os leucócitos, que são as células de defesa do organismo. A doença começa na medula óssea e se espalha pelo corpo através do sangue, impedindo ou atrapalhando a produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos, causando anemia, infecções e hemorragias. Existem 2 principais tipos de leucemia, Linfoide e Mieloide, que podem ser classificados como aguda ou crônica.
Os médicos clínicos gerais da ABBAC, Dr. Lairton Costa e Dra. Ana Carolina Magalhães, consideram que as campanhas Fevereiro Roxo e Laranja são muito importantes, tanto para informar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea, quanto para ajudar a manter a qualidade de vida dos portadores de Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Eles ressaltam que o diagnóstico precoce é fundamental em todas essas doenças, para que o tratamento adequado seja aplicado o mais rápido possível, evitando sequelas mais graves e ajudando a manter a qualidade de vida dos pacientes.
“Se tiver algum sintoma, procure ajuda médica e não deixe de fazer os exames de rotina, pois, com acompanhamento profissional constante, algumas patologias podem ser identificadas ainda no início”, alertam.