CÂMARA APROVA PL PARA NOMES DE ESTRADAS

A Câmara Municipal de Lima Duarte aprovou, por dez votos a um, o Projeto de Lei (PL) para regular a nomeação de estradas estaduais e federais dentro do território do município. Agora o Projeto aguarda a sanção da prefeita Elenice Delgado (PT), para em vigor.
Conforme o projeto, as estradas que passam por Lima Duarte poderão ser nomeadas se respeitarem quatro critérios: homenagem a personalidades históricas, que possuem relevância para o município; relação com a história local, refletindo eventos históricos, tradicionais ou culturais que marcaram a cidade; referência geográfica e natural, com nomes baseados em características geográficas ou naturais de região; e consulta pública e aprovação legislativa, que determina que deverá ser realizado um processo de consulta pública, visando ouvir sugestões e opiniões da população. Posteriormente, a proposta deverá ser aprovada pela Câmara Municipal.
O Projeto foi elaborado após a insatisfação de alguns moradores de Lima Duarte com a proposta de nomes para a estrada LMG 871, que liga LD a Conceição de Ibitipoca. Parte da população está unida e discutindo a possibilidade de dar o nome de um limaduartino à estrada. Um Projeto de Lei foi apresentado em julho, na Assembléia Legislativa. Mas as indicações do Projeto e do Anexo não sugerem nomes de Lima Duarte.
Em julho de 2024, o deputado José Laviola (Novo) apresentou o Projeto de Lei 2614/2024, indicando o nome do jornalista Sérgio Gattás Bara, recentemente falecido. No entanto, durante a tramitação do projeto, a deputada Chiara Biodini (PP) apresentou um anexo (PL-2782), alterando o nome da via para Noraldino Lúcio Dias, que vem a ser o pai do deputado Noraldino Júnior.
Alguns limaduartinos não concordam com as duas sugestões e estão se organizando para tentar parar a tramitação do Projeto na Assembléia e sugerir nomes de pessoas locais, que tenham contribuído para a história e desenvolvimento do município. O grupo faz divulgações nas redes sociais, organizou uma enquete com sugestões de nomes, colocou faixas na estrada, usou da Tribuna da Câmara de Vereadores de Lima Duarte e vem tentando sensibilizar políticos e lideranças locais e regionais.
O Projeto de Lei 2614/2024 foi retirado de tramitação na Assembléia Legislativa, por 4 votos a favor e um contra, em 10/12, após um requerimento do autor, Deputado José Laviola (NOVO). Agora a Assembléia está de recesso, retornando em fevereiro de 2025. Mas a mobilização deve continuar, para sugerir nomes locais propostos, como: Dr. Domingos Otaviano Lima, Jacinto Lage, Carlos Alberto Barros, Manoel Fontes, José Batista, Análio Moreira. Na enquete realizada pelo facebook, o nome mais votado foi de Dr. Domingos, com 402 votos. Ele foi médico e consultava os limaduartinos na cidade, percorrendo, também, de dia ou de noite, as estradas rurais para os atendimentos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar