LIMADUARTINOS DISCUTEM NOME PRA ESTRADA
Parte da população de Lima Duarte está unida e discutindo a possibilidade de dar o nome de um limaduartino à estrada LMG 871, que liga LD a Conceição de Ibitipoca. Um Projeto de Lei foi apresentado em julho, na Assembléia Legislativa. Mas as indicações do Projeto e do Anexo não sugerem nomes de Lima Duarte.
No dia 10 de julho deste ano, o deputado José Laviola (Novo) apresentou o Projeto de Lei 2614/2024, indicando o nome do jornalista Sérgio Gattás Bara, recentemente falecido. A justificativa diz que “Bara tinha grande atuação há anos na região, por trabalhar diariamente no Ibiti-Projeto, tendo colaborado, inclusive, para a viabilidade da pavimentação da estrada, que ainda está em curso, e por diversos projetos turísticos e culturais da região”.
No entanto, durante a tramitação do projeto, a deputada Chiara Biodini (PP) apresentou um anexo (PL-2782), alterando o nome da via para Noraldino Lúcio Dias, que vem a ser o pai do deputado Noraldino Júnior. Entre os argumentos, destaca que o homenageado sempre esteve envolvido com o Distrito de Conceição do Ibitipoca, e que, através de muitos diálogos com a comunidade local, solicitou um projeto de pavimentação da via.
Alguns limaduartinos não concordam com as duas sugestões e estão se organizando parar tentar para a tramitação do Projeto na Assembléia e sugerir nomes de pessoas locais, que tenham contribuído para a história e desenvolvimento do município. O grupo faz divulgações nas redes sociais, organizou uma enquete com sugestões de nomes, colocou faixas na estrada e deu entrevista na Rádio Serrana. Um dos organizadores do Grupo, Paulo Alencar (Gigante), usou da Tribuna da Câmara de Vereadores de Lima Duarte e vem tentando sensibilizar políticos e lideranças locais e regionais.
O Projeto de Lei 2614/2024 foi retirado de tramitação na Assembléia Legislativa, por 4 votos a favor e um contra, em 10/12, após um requerimento do autor, Deputado José Laviola (NOVO). Agora a Assembléia está de recesso, retornando em fevereiro de 2025. Mas a mobilização deve continuar, para sugerir nomes locais propostos, como: Dr. Domingos Otaviano Lima, Jacinto Lage, Carlos Alberto Barros, Manoel Fontes, José Batista, Análio Moreira, Padre Carlos, Sr. Lili. Na enquete realizada pelo facebook, o nome mais votado foi de Dr. Domingos, com 402 votos. Ele foi médico e consultava os limaduartinos na cidade, percorrendo, também, de dia ou de noite, as estradas rurais, para atender a todos. Foi, ainda, Prefeito de LD por 3 mandatos.