PLANO DE MANEJO DO PARQUE DA SERRA NEGRA

O Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira (PESNM) realizou, de 29/10 a 03/11, em Lima Duarte, a Oficina para Elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. A oficina tem como objetivo construir, de forma democrática e participativa, o documento que vai nortear a gestão do Parque. Além disso, o plano visa estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão.
Entre as etapas realizadas durante a oficina, estão a definição do propósito e declarações de significância; introdução do processo de elaboração do Plano de Manejo e caracterização socioambiental; elaboração dos Recursos e Valores Fundamentais (RVFs); priorização das questões chaves; apresentação da elaboração do zoneamento do PESNM; construção de normas gerais e construção de diretrizes de planejamento; além da validação de cada uma das etapas.
De acordo com o gerente do PESNM, Tales Fonseca, a oficina foi realizada em um ambiente bastante democrático, participativo, que reuniu representantes das comunidades e prefeituras envolvidas, e muito rico em especialistas: turismólogos, engenheiros florestais, biólogos e afins. Ele demonstra estar extremante satisfeito com a participação de todos os atores dos municípios envolvidos e confiante de que o produto final será muito proveitoso. Ele considera que a Oficina é muito importante para nortear as políticas de gestão do Parque, além de discutir as formas de preservação, uso público e atração de investimentos.
Participaram do processo representantes dos municípios de Olaria, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde e Lima Duarte, além da Associação de Moradores, Sindicato Rural, Associação de Produtores, empresários, empreendedores, acadêmicos e também representantes do Poder Legislativo.
O Parque
O Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira conta com belezas naturais, é rico em cachoeiras de águas douradas, grutas e riquíssima biodiversidade composta por espécies raras, endêmicas e ameaçadas. Localizado entre os municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Barbara do Monte Verde é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto nº 301, de 4 de Julho de 2018. Guarda o grande conjunto paisagístico da Serra Negra da Mantiqueira e conta ainda com belas montanhas, mirantes com lindas paisagens, formações rochosas exuberantes, que encantam a todos. A flora e a fauna, a biodiversidade são extremamente ricas, sendo coberto por Campos Rupestres, Matas Nebulares, Florestas Ombrófilas Alto Montana e uma infinidade de animais, entre eles ocorrências de endemismos (animais que só ocorrem na unidade).
A Serra Negra é marcada pela vegetação típica de ambientes de altitude, com campos rupestres e matas nebulares, mesclando espécies características da Mata Atlântica e do Cerrado. Com diversas cachoeiras, trilhas e grutas, o grande potencial turístico da região já vem sendo explorado pelos municípios que a compõem.
A abertura oficial do Parque ainda não aconteceu. Está sendo feito o Plano de Manejo, documento que vai estabelecer as regras para o uso sustentável dos recursos. O Plano está sendo financiado pelo Sebrae, junto à Prefeitura de Olaria, que também tem feito trabalhos educativos para preparar a comunidade local para intensificação do turismo. A responsável por esse estudo técnico é a ONG juiz-forana Prea (Programa de Educação Ambiental), que começou os trabalhos em novembro de 2023.
O Plano engloba o reconhecimento da unidade de conservação e elaboração de um documento com a caracterização da área, entre outras etapas. No final será preciso aprovação do documento pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas.
Um ponto já acordado é a construção de quatro portarias de acesso ao parque, que ficarão distribuídas em cada um dos municípios que integram a unidade. Essa é uma forma de democratizar o uso dos mais de 4.200 hectares de preservação da Serra Negra da Mantiqueira.
Em algumas regiões, estruturas já estão sendo criadas, para facilitar o acesso às possíveis portarias. Como no município de Olaria, que está investindo R$ 11 milhões para construção de uma estrada de 14 quilômetros, que vai ligar a BR-267 ao Parque, com verba já garantida pelo Estado de Minas Gerais. A sede do Parque ficará em Olaria, que saiu na frente nas obras de infraestrutura para receber o turismo, que vai vir junto com o parque. Um Centro de Informações ao Turista também está sendo construído às margens da BR-267, bem na entrada da estrada que dará acesso à Unidade de Conservação.
A Serra Negra da Mantiqueira é berço de importantes mananciais como os rios do Peixe e Preto e de ribeirões como do Funil, Conceição e do Rio Monte Verde. Um estudo recente catalogou 209 nascentes no parque. Outro fator de destaque, segundo o Gerente Tales, é a quantidade de cavernas dentro do Parque, um potencial para atrair a atenção do mundo inteiro. Ele explica que um grupo de espeleologia está estudando e definindo ações futuras.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar