KOMBIQUEIJO EM LD
A Unidade Regional de Juiz de Fora da Emater-MG recebeu, no início de novembro, a visita da KombiQueijo, que está percorrendo todos os territórios queijeiros de Minas Gerais. No dia 11 de novembro, a organizadora da ExpoQueijo de Araxá, Maricell Hussein, passou por cinco municípios que compõem a região produtora de Queijo Minas Artesanal Serras da Ibitipoca.
Esta é uma ação apoiada pela Emater-MG, para engajar a comunidade e os produtores rurais no processo de reconhecimento do modo de fazer o Queijo Minas Artesanal, como Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
A Emater-MG foi a responsável pela caracterização das dez regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal e fornece apoio técnico a esses produtores, com orientações que vão desde a alimentação do rebanho até as boas práticas de ordenha, da produção de queijo e rotulagem.
De acordo com Maria Dalva Pereira, Coordenadora Técnica Regional da Emater-MG, a Emater-MG está envolvida em todo o processo do queijo. Ela destaca o compromisso da empresa em preservar a qualidade e a tradição da iguaria local.
A KombiQueijo foi recebida com entusiasmo pelos produtores, técnicos e prefeituras locais, que participaram das atividades realizadas em cada parada. Na programação, a equipe da KombiQueijo visitou queijarias, fez contato e entrevistas com produtores e explicou o processo de candidatura do modo de fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, iniciado em 2023. A votação final ocorrerá em Assunção, no Paraguai, dia 5 de dezembro. À partir disso, a produção dessa iguaria pode receber um título que valoriza não apenas o produto, mas toda a cultura, legado e história mineira.
Em Lima Duarte, eles visitaram o Sítio Primavera, dos produtores de queijo minas artesanal premiados, Jorge Luiz e Elisa e depois estiveram no calçadão, onde Maricell falou sobre a proposta da Kombi e pediu o apoio e torcida de todos, para a conquista do título para o Queijo Minas Artesanal. Houve falas de produtores locais e da Emater. Também foi possível degustar queijos das Serras da Ibitipoca.
Em Rosário de Minas, foi servida uma releitura do prato tradicional Matula, preparada pela Chef Ana Paula Esteves. Depois da região Serras da Ibitipoca, a KombiQueijo seguiu para o Campo das Vertentes e finalizou seu trajeto no dia 18 de novembro, quando retornou para Araxá.