DOAÇÃO DE SANGUE

No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014. É uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco de 1868, que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida. O dia serve para conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir.
Em Lima Duarte, temos o grupo de whats app Sangue, seiva que salva, que organiza viagens para doações de sangue no Hemominas, em Juiz de Fora. As Doações de Sangue são organizadas há mais de vinte anos. A ideia inicial surgiu em uma Reunião no Albergue, sobre gestos concretos da Campanha da Fraternidade. Este Grupo decidiu então iniciar as Campanhas de Doação de Sangue.
São seis doações por ano, sendo, em cada uma delas, aproximadamente 25 doadores. Em 2024 já tivemos três doações, sendo a última realizada dia 29/06.
As datas das próximas Doações de Sangue em 2024 serão: 31/08, 19/10 e 21/12.

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

·Homem ou mulher;
· Entre 16 e 68 anos;
· Ter acima de 50 quilos;
· Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
· Estar bem alimentado e descansado;
· Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;
· Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
· Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar