CULTURA E TRADIÇÃO

Um domingo diferente, marcado pela música, cultura e tradição! Foi assim, na manhã do dia 23 de Junho, que a Praça JK recebeu a 3ª edição do Encontro de Bandas da Cidade de Lima Duarte. O evento contou com a participação de dez corporações. A concentração foi na Praça Nominato de Paiva Duque, percorreram Calçadão, até a praça JK, para as apresentações de cada grupo, aplaudidas pelo público presente.
Cada banda apresentou quatro músicas alternadamente, no sistema de rodízio e todas juntas executaram o Hino Nacional. O público de várias idades pôde apreciar a execução das obras musicais a céu aberto, usufruindo de momentos de arte, cultura e lazer, aos sons metálicos dos trompetes, pratos, trombones. O evento contou também com a a entrega de Troféus e Certificados de participação para os representantes das bandas. No final, todas as bandas executaram juntas o dobrado “Dois Corações”, um ritmo brasileiro tipicamente tocado por bandas e que tem origem no “paso doble”, um estilo musical espanhol de compassos rápidos.
De acordo com Marcelo Henrique Pereira, Presidente da Banda e Escola de Música Maximiano Nepomuceno, o evento é uma importante confraternização, que proporciona o crescimento das bandas, dando a oportunidade de mostrar seu trabalho e também de ter um momento de auto avaliação. Ele destaca a importância da realização do encontro de bandas para a nossa cidade e para as cidades vizinhas, considerando que não podem deixar morrer essa tradição. Marcelo Henrique aproveita para agradecer a todos que participaram do 3º Encontro e à Equipe de Suporte do Evento, que trabalhou nos bastidores e desempenhou um papel fundamental na realização desse evento. Ele estende os agradecimentos aos colaboradores entidades públicas e empresas, que dedicaram seu tempo, esforço e recursos para tornar o evento uma realidade.
O Presidente da Banda e Escola de Música Maximiano Nepomuceno ressalta que o Encontro procura a integração, a valorização da arte, do artista, para a integração não só social, mas cultural e artística, além de fazer o intercâmbio de aprendizagem, cada um oferecendo um pouco da sua experiência. “É uma maravilha apreciar a cultura! São artistas que, através da maravilha da música e da dedicação pessoal, nos enchem o coração de alegria!”, avalia.

Corporações Participantes:
Banda e Escola de Música “Maximiano Nepomuceno” – Lima Duarte – MG;
Sociedade Musical Padre Silveira – Bias Fortes – MG, em conjunto com a Corporação Musical Emilio Fernandes – Antonio Carlos – MG;
Banda de Música Guarará – Guarará – MG;
Corporação Musical União Bonjardinense – Bom Jardim de Minas – MG;
Corporação Musical Lima Santos – Rio Preto – MG;
Corporação Musical São Pio X – Andrelândia – MG;
Banda Musical de Santa Barbára – Santa Barbára do Monte Verde – MG;
Corporação Musical Arantinense – Arantina – MG;
Sociedade Musical Lira Santo Antônio – Ibertioga – MG;
Fanfarra Maria de Lurdes Bessa Mansur – Chácara-MG.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar