CORPORAÇÃO MUSICAL INAUGURA SEDE
O sábado, dia 15 de junho, foi de comemorações e muita música em Olaria. A solenidade de inauguração da sede da Corporação Musical Olariense Nova Aurora foi realizada à tarde, na Praça Primeiro de Março. O evento contou com a presença de autoridades locais e regionais, além de diversos integrantes de bandas musicais, que apresentaram lindas músicas.
A Corporação Musical Olariense Nova Aurora foi criada entre 1930/1936, sendo que sua primeira reunião para a organização e instituição da entidade foi realizada para o período de 1936 a 1940.
A origem do nome deve-se à indicação de um dos fundadores, comparando ao nascimento de uma criança de família tradicional de Olaria, chamada Aurora. Em seu Estatuto, a Corporação Musical tem por finalidade “promover por todos os meios necessários, a perfeita união e a mais íntima solidariedade entre seus associados, contribuindo para o desenvolvimento, prosperidade, preservando os valores culturais do nosso povo”.
O primeiro maestro foi Miguel Theodoro Teixeira, homem de grandes conhecimentos musicais, compositor, nascido em Bocaina, hoje zona rural de Olaria. A Banda já teve uma antiga sede provisória à Rua Presidente Kenedy e em residências de fundadores. Ultimamente funcionava no Salão Paroquial e em escolas municipais e estaduais. Agora os músicos passam a usufruir de sede própria, à Rua …, aonde poderão reunir e ensaiar com conforto e segurança.
Hoje o Maestro é José Alves de Souza, conhecido como Menestrel. Ele dá aulas e ensaios semanalmente para cerca de 35 músicos integrantes da Corporação e estão em processo de reestruturação. A previsão é que esteja, em meados de 2025, totalmente reestruturada para o desenvolvimento cultural.
Desde 16/07/2010, o Presidente da Corporação é Nilo Ávila de Paula, que muito se orgulha das conquistas alcançadas. Ele destacou as ações e apoios recebidos em discurso durante a inauguração e fizeram homenagens às pessoas que mais contribuíram para a realização do sonho da sede própria se tornar realidade. De acordo com Nilo, a Corporação Musical é uma entidade sem fins lucrativos, de personalidade jurídica própria. Com Lei Estadual nº 5.572/70, que a declara como unidade de utilidade pública cultural do povo de Olaria Estado de Minas Gerais, foi possível uma parceria com o município e as escolas e participações de projetos de captação de recursos e registro na Secretaria de Cultura de Minas Gerais, para futuros projetos.
Presidente e Maestro da Corporação orgulham-se do trabalho desenvolvido e destacam a participação em apresentações de eventos diversos, encontros de bandas, Expo Minas/BH, Festival Internacional de Músicas Antigas em Juiz de Fora, Teatro Nacional Rio de Janeiro, aniversário de Lima Duarte e outros mais.
Para Nilo Ávila, a conquista da sede própria é um marco histórico para Olaria e região, “que sem dúvida servirá de entusiasmo para outros municípios. Uma edificação, referência aonde serão administradas aulas práticas, ensinamentos para crianças e jovens, tirando das ruas para se profissionalizarem e seguirem seus objetivos culturais no desenvolvimento deste país”, avalia.
A sede própria da Corporação tem dois andares, com sala de recepção, cozinha, banheiros, sala de ensaios para até 60 músicos, sala de aulas para 60 alunos, sala do maestro e quarto para músicos visitantes.