QUEIJOS PREMIADOS
Duas queijarias de Lima Duarte e de Rosário de Minas foram premiadas no Concurso Mundial do Queijo do Brasil 2024, realizado em São Paulo, agora em abril. A Queijaria Paiol Velho ganhou medalha de Bronze, com o Queijo Minas Artesanal de Casca Florida. E o Sítio Primavera conquistou a Medalha Super Ouro no Concurso, com seu novo produto, o Requeijão Sítio Primavera – Lírio Branco.
A Queijaria Paiol Velho já foi premiada com Bronze em 2019 e foi Super Ouro em 2022, com queijo Paiol Azul. Os produtos são feitos em Juiz de Fora, no distrito de Rosário de Minas, microrregião Serras do Ibitipoca. O queijo premiado foi fabricado seguindo a tecnologia artesanal tradicional, passada entre as gerações.
A Queijaria Paiol Velho é propriedade do casal Luiz Eugênio Modesto, Andréa do Nascimento Souza Modesto e filhos. Para conseguir produzir queijos campeões, eles têm parcerias com Sebrae, no melhoramento genético do gado, treinamentos de mão de obra via Senar, Emater, Sindicato Rural de Juiz de Fora e de Lima Duarte e apoio na comercialização de produtos, por meio das feiras das Prefeituras de Juiz de Fora e de Lima Duarte.
“Com alegria recebemos novamente esta maravilhosa premiação para o Queijo Paiol Velho. Um Queijo produzido é como um filho, sempre achamos, “bonito e gostoso”, concursos, principalmente um MUNDIAL, demonstram que estamos no caminho certo…”, ressaltam. Para eles, o Queijo Paiol Velho” está crescendo e gerando frutos. A aceitação do mercado e premiações demonstram que o investimento que realizam para produzir um leite de altíssima qualidade, não está sendo em vão. Paiol Velho foi o único queijo Minas Artesanal Casca Florida de leite cru da região Serras da Ibitipoca, premiado no Mundial de 2024.
Já o Sítio Primavera é dos cariocas Jorge Luiz Coutinho Bezerra e Maria Elisa de Almeida, que vieram para Minas Gerais, após aposentadoria de ambos. Para eles, o prêmio Super Ouro significa que o produto ficou entre os 16 melhores do concurso, que contou com mais de 2500 deles. “A premiação significa que todo trabalho realizado está sendo reconhecido, não só pelos consumidores, mas também pelos técnicos do setor”, avaliam.