FÁBRICA RECEBE CERTIFICADO

A produtora de biscoitos Jane Delgado de Paiva Moreira acaba de receber o Certificado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Selo Nacional de Agricultura Familiar (Senaf). Esse Selo identifica os produtos da agricultura familiar no Brasil. Os produtos identificados com o Selo são expostos na “Vitrine da Agricultura Familiar”, uma iniciativa da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB), que tem como propósito ampliar a visibilidade dos produtos de organizações econômicas da agricultura familiar. Esta plataforma web aproxima a agricultura familiar do mercado consumidor, promovendo a rastreabilidade de origem.
Jane é professora, casada com Aloisio, que é produtor rural. Ela lecionou até o ano de 2003, quando se aposentou e resolveu comercializar as quitandas que fazia para a família, amigos e familiares. Em 2008, a convite da prefeitura de Lima Duarte, começou a fazer feira na cidade e foi conquistando os clientes. No ano de 2015, formalizou a empresa com CNPJ. A fábrica funciona no distrito de Manejo, porém não têm loja no local. Só trabalham com pedidos por encomenda, comercialização nas feiras e em algumas lojas parceiras em Juiz de Fora e em Lima Duarte.
Os produtos são artesanais feitos a mão, com receitas de família, passadas de mãe para filho. Têm rosquinhas, sequilhos, biscoitos (doces, salgados, amanteigados), broinhas de fubá, pamonha, pães e bolos diversos e grissini de queijo. Além destes produtos, sempre estão inovando e buscando novidades para produzir para os clientes. A empresa utiliza leite e ovos de produção própria e adquire alguns ingredientes de produtores locais, o que confere maior qualidade e sabor aos produtos.
A empresa é familiar, sendo que Jane cuida do controle de qualidade e de algumas receitas da produção. Luan, seu filho, cuida da produção, parte administrativa e comercialização.
A fábrica começou na cozinha da casa. Após algumas orientações do Serviço de Inspeção Municipal, Vigilância Sanitária e da Emater em Lima Duarte, construíram um espaço independe da casa, para produção das quitandas, que com o tempo acabou ficando pequeno e o forno simples não ajudava muito na produção. Em 2020, Luan, que é formado em gastronomia e tem especialização em hotelaria e gastronomia, acabou perdendo o emprego devido a pandemia de covid e então retornou a Lima Duarte e passou a morar com os pais e acabou investindo na fábrica da família, construindo um espaço maior e adequado as normas da Vigilância Sanitária. Investiu em equipamentos e utensílios, aumentando a capacidade produtiva da empresa. Já chegaram a produzir 1.200 kg de biscoitos por mês. Porém não trabalham com produtos a pronta entrega, a ideia de aumentar a capacidade produtiva surgiu em função do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, pois surgiu a oportunidade de produzir biscoitos e quitandas com melhor qualidade para a merenda escolar.
A fábrica de biscoitos e quitandas está registrada no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que foi feito no escritório local da EMATER em Lima Duarte. O CAF é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA),o que possibilitou a obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar, como o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar , SENAF e outras oportunidades, como as feiras livres em Lima Duarte e Juiz de Fora, Feira Internacional Anuga Select Brazil entre outras feiras e exposições.
Também estão comercializando os produtos no site: É do Campo (www.edocampo.com.br), que reúne, inicialmente, a produção de 40 agricultores mineiros. São aproximadamente 250 itens para escolha, que serão entregues no endereço escolhido pelo comprador no Brasil. O É do Campo faz parte do Programa de Apoio à Comercialização Eletrônica de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, desenvolvido pela empresa EMATER -MG.
Para os empresários, mãe e filho, esse Selo irá possibilitar acesso a novos mercados e programas governamentais e políticas públicas, também motivar outros agricultores(as) a buscarem qualificação e certificação em nosso município , e aos consumidores que adquire os nossos produtos a garantia de saber a origem dos produtos consumidos, além de contribuir para a promoção da agricultura familiar, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, e da valorização da produção local, regional e da cultura local.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar