RELIGIOSOS CELEBRAM SEMANA SANTA

A Semana mais importante para a Igreja Católica começou no domingo, dia 24/03, conhecido como Domingo de Ramos. A data faz memória à entrada de Jesus em Jerusalém, cidade onde a Bíblia relata Sua morte na cruz e ressurreição. A Semana Santa se estende até o Sábado Santo, quando se celebra a Vigília Pascal. Durante os sete dias, celebram-se os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa é também chamada de Semana Maior, porque nela os católicos celebram o maior mistério da fé, que é a entrega, a vida, a cruz, a morte e a ressurreição do Senhor. O período se estende por mais cinquenta dias, que chamam de Tempo da Páscoa.
Os católicos de Lima Duarte abriram as celebrações da fé cristã no sábado, véspera do domingo de Ramos, com bênção dos ramos, procissão e missa na igreja de São José Operário, no bairro Cruzeiro.
As celebrações durante toda a semana contaram com missas, confissões e procissões envolvendo os fiéis de diversas igrejas e comunidades.
Na segunda feira santa foi realizada missa pelas famílias e procissão do depósito da imagem do Senhor dos Passos para a capela do Lar São Vicente de Paulo (Albergue).
A programação da terça feira santa contou com confissões individuais, missa pela saúde e unção dos enfermos e idosos, santa missa e procissão do depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores para a igreja do Rosário.
Procissões com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores foram realizadas na quarta feira santa. Logo após as procissões, houve o Sermão do Encontro, na Praça Nominato de Paiva Duque.
A quinta feira, dia 28/03, foi o dia da Instituição da Eucaristia e início do Tríduo Pascal. Houve Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com Rito do Lava Pés. Após as celebrações, foi feito o translado do Santíssimo Sacramento e Adoração até as 24 horas.
Na sexta feira da Paixão, os católicos fazem jejum e abstinência de carne. A programação contou com Solene Ação Litúrgica de Adoração da Cruz e Sagrada Comunhão. À noite teve Ação Litúrgica da Paixão e Sermão do Descendimento da Cruz, no Albergue. A Procissão do Enterro conduziu as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a igreja Matriz.
O Sábado, Dia do Silêncio, teve Solene Vigília Pascal. Já o Domingo de Páscoa contou com missas solenes e Procissão do Triunfo de Nossa Senhora, saindo da igreja do Rosário até a Matriz.
Em todas as missas da Paróquia Nossa Senhora das Dores, durante a Semana Santa, houve Coleta da Solidariedade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar