POR ONDE ANDA?
Temos uma coluna no Jornal LD & Cia. para falar dos limaduartinos que saíram para estudar/trabalhar fora e hoje têm outra vida e família. Essa é uma forma de matarmos um pouco da saudade de nossos parentes, amigos ou conterrâneos e também de valorizar o esforço que tiveram e o estímulo que dão a tantos outros.
Anelisa Pepino de Oliveira tem 42 anos. É turismóloga de formação e atualmente tem uma empresa de turismo e transportes em Portugal. Filha de Evandro Fontes de Oliveira e Maria Cristina Pepino de Oliveira, saiu de Lima Duarte pela primeira vez aos 15 anos, quando se mudou para Juiz de Fora, para dar continuidade aos estudos. Voltou a morar em Lima Duarte entre 2009 e 2019, quando se mudou para Portugal, em busca de uma melhor qualidade de vida para a família.
Confira sua trajetória ao longo desses anos:
Saí de Lima Duarte aos 15 anos para dar continuidade aos estudos. Neste tempo, fiz intercâmbio nos EUA por duas vezes, formei em Turismo e passei no concurso da Caixa Econômica Federal, onde trabalhei por 17 anos, sendo 7 deles na agência de Lima Duarte.
Além disso, fundei em Lima Duarte a agência de viagens Conheça Tur, atualmente administrada pela minha mãe.
Em 2019, tomei coragem, pedi demissão do banco e me mudei para Portugal com a minha família, onde hoje vivo e me sinto totalmente realizada.
Constituiu família? Com quem? Limaduartino também? Tem filhos? Quantos e em quais idades?
Sim, tenho uma família linda com o Vinícius Uebe Mariano, também limaduartino. Temos 2 filhos, Matheus, que completará 10 anos, e Helena, com 6 anos.
Ainda tem parentes em LD?
Sim, tenho muitos parentes em Lima Duarte, incluindo meus pais, avó, tios e primos.
Como você, como jovem limaduartina, avalia as oportunidades de estudo/trabalho na cidade?
Embora ainda haja limitações, percebo uma evolução nas oportunidades na cidade ao longo dos anos. Acredito que hoje, um jovem limaduartino, que escolha viver em Lima Duarte, tem mais condições de prosperar do que em gerações passadas.
Qual conselho você dá pros jovens limaduartinos que estão na fase de decidir futuro/profissão?
Recomento que busquem, antes de qualquer coisa, o autoconhecimento e acreditem em si mesmos. Não limitem seus sonhos, pois o mundo oferece inúmeras possibilidades. Nós podemos tudo o que a gente quiser. Basta acreditar e estar disposto a fazer o necessário para alcançar nossos objetivos.
Como você lida com a distância da família, amigos e terra natal?
Para mim o maior ônus de morar longe é estar distante das pessoas que amamos. Hoje em dia a tecnologia ajuda a amenizar um pouco a saudade, mas nada substitui o calor de um abraço. Tenho como meta visitar Lima Duarte pelo menos uma vez por ano, pois apesar de amar o lugar onde vivo hoje, quero manter minhas raízes e garantir que meus filhos cresçam tendo uma referência de onde vieram.
Para quem tiver interesse em acompanhar nosso dia a dia e trabalho em Portugal, sigam nossos perfis no Instagram: @sonhadora.profissional @pepininhos