CENTENÁRIO DA DIOCESE DE JUIZ DE FORA

Nos dias 01 a 04 de Fevereiro, a Igreja Arquidiocesana de Juiz de Fora celebrou um século de missão e fé. A Igreja Particular foi criada com a Bula Pontifícia “Ad Sacrosancti Apostolatus Officium”, do Papa Pio XI. Os estudos de criação iniciaram no governo pastoral de Dom Silvério Gomes Pimenta, então arcebispo metropolitano de Mariana – a Igreja primeira de Minas Gerais, e concretizada pelo seu sucessor, Dom Helvécio Gomes de Oliveira.
Em 1923, Dom Helvécio, convocou Monsenhor Dr. Domício de Paula Nardy, natural de São Domingos da Bocaina, Distrito de Lima Duarte – MG, para mudar-se para Juiz de Fora e preparar toda a infraestrutura da nova Diocese, até a chegada, em 1º de fevereiro de 1924, de Dom Justino José de Santana, como primeiro Bispo da Diocese.
A Arquidiocese hoje compreende 91 paróquias, destas, 44 na cidade de Juiz de Fora e 47 em 37 cidades da região da Zona da Mata e Sul mineiras, abrangendo uma área de 21 mil km².
A trajetória da preparação para as festividades, que iniciaram em 2021, foi guiada e inspirada pela figura de São José, porque era Ano Josefino, instituído pelo Papa Francisco.
Já em 2022, momento em que iniciamos o segundo ano do triênio, sob a proteção do Santo pregador do Evangelho, Antônio de Pádua, o nosso padroeiro, padroeiro do Seminário, da Catedral e de algumas paróquias da nossa Arquidiocese.
Na expectativa em 2023, de forma intensa, vivemos o Ano Mariano Arquidiocesano: Maria, Mãe da Igreja, a qual foi proclamada como Padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora.
A programação do Centenário da nossa Diocese foi preparada em espirito de comunhão, participação e missão, vivendo esses dias de muita oração e alegria! Cada participante, sob as costumeiras condições: Confissão sacramental, Comunhão eucarística e Oração pelo Sumo Pontífice, poderá lucrar Indulgências Plenárias.
Que Deus nos conceda viver plenamente a graça do Jubileu da nossa Diocese!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar