PRESTES A COMPLETAR 90 DIAS, CONFIRA OS RESULTADOS DESDE A INTERVENÇÃO NA SANTA CASA DE LIMA DUARTE:

Durante este período, as ações já vêm apresentando resultados positivos, como por exemplo, a retomada de serviços que foram suspensos pela antiga administração do hospital, além de outras benfeitorias para seus usuários.
A intervenção administrativa na Santa Casa teve início no dia 7 de novembro de 2023, após a publicação do Decreto n.º 257/2023, no dia 7 de fevereiro completará 90 dias de atividades. O decreto destitui os poderes do conselho deliberativo, da mesa diretora e do conselho fiscal, além da administração do hospital por 180 dias.
A primeira ação realizada pela comissão, foi a retomada imediata dos exames de raio-x e cirurgias eletivas, além de reforço médico no atendimento ambulatorial. “No momento em que assumimos, havia um médico plantonista designado para realizar tanto o atendimento ambulatorial quanto o de urgência e emergência. Isto deixava, em muitos momentos, o atendimento demorado e ineficiente. Hoje, com dois médicos em atividade, conseguimos organizar todos os atendimentos, normalizando o acompanhamento das evoluções dos pacientes internados e melhorando a assistência prestada aos usuários.” Conta o interventor, Clodoveu Riolino.
O diagnóstico da situação operacional, financeira e econômica da Santa Casa, também vem apresentando evolução. Segundo Clodoveu, foi feito o levantamento de custos dos setores para buscar o reequilíbrio financeiro do contrato de prestação de serviços junto à Prefeitura de Lima Duarte, que foi aprovado. “Com esse aceite, conseguimos iniciar a negociação das dívidas com todos os fornecedores em atraso. Nossa expectativa é zerar todos esses débitos até março deste ano”, afirma.
Para apurar a real situação financeira da Santa Casa, a Comissão de Intervenção decidiu contratar uma empresa especializada para realizar uma auditoria referente ao último ano da gestão anterior. “Os resultados deste trabalho farão parte da próxima prestação de contas, divulgada em março deste ano”, pontua Clodoveu.
Sobre as despesas com o pessoal, principalmente em relação ao pagamento do piso salarial da enfermagem, o interventor informou que todos os salários pagos aos funcionários ativos estão em dia. Já o pagamento dos encargos sociais em atraso, será negociado junto às instituições responsáveis para ser efetuado por meio de parcelamento. “o pagamento dos médicos plantonistas, que estava em atraso, estão regularizados,” explica.
Em paralelo a estas ações, a intervenção administrativa vem dando seguimento à obra da usina de energia solar fotovoltaica, a qual resultará em uma economia de aproximadamente R$ 5 mil mensais ao caixa da Santa Casa. A obra é financiada com recursos enviados pela Justiça do Trabalho de Minas Gerais, que contempla entidades filantrópicas com a arrecadação de multas trabalhistas, no entanto, não gera custos adicionais para o hospital. O término das obras está previsto para o final de fevereiro deste ano.
Para a Santa Casa manter-se como referência na microrregião, Clodoveu relata que em uma reunião com a coordenação de atenção à saúde da Superintendência Regional de Saúde, foi orientada a necessidade de a Santa Casa voltar ao Nível 3, oferecendo atendimento de plantão na urgência e emergência. “Estamos estudando como iremos fazer a contratação das equipes para prestar este atendimento, já que trata-se de um financiamento com grande impacto no nosso orçamento,” concluiu.
Segurança e assistência
O Projeto AVCB, que consiste na obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, foi retomado e encontra-se em fase avançada. “O AVCB é um documento primordial para garantir a segurança dos usuários, pacientes e funcionários. O projeto com as adequações pedidas pelo Corpo de Bombeiros já foi aprovado e a empresa que fará a execução das obras já foi contratada. Estamos aguardando o repasse financeiro para dar início à execução do projeto. O financiamento será feito pelos municípios de Lima Duarte, Olaria e Pedro Teixeira”, conta o interventor.
Gestão de pessoal e planejamento
De acordo com o diretor administrativo, Pablo da Silva Nunes Batista, para alcançar melhorias no ambiente de trabalho e mais conforto aos usuários, “foi feita uma planilha para gerenciamento e controle do tempo no atendimento ao paciente, no setor de pronto atendimento, que auxilia o levantamento do tempo de espera e do atendimento, o objetivo é coletar dados para futuras melhorias e estratégias de atendimento, com foco na redução do tempo de espera,” explica.

Além disso, a Santa Casa está realizando uma pesquisa de satisfação com seus pacientes, após o atendimento o mesmo responderá uma pesquisa de satisfação, caso queira, essa pesquisa será depositada em uma urna que ficará exposta na recepção. Com a pesquisa será possível nortear as melhorias.

Para que não fique centralizado em uma única pessoa grande parte de demandas, vem sendo feita a realocação das demandas de trabalho nos setores, “com intuito de melhor dividir as tarefas e as responsabilidades de cada funcionário,” ressalta Pablo.

Visando melhorar a comunicação e a padronização de procedimentos, na Santa Casa, foram realizadas reuniões com a equipe da secretaria de saúde e equipe administrativa do hospital para criar métodos mais eficazes entre os processos administrativos, o hospital e a secretaria.

Conforme Pablo, “em breve novas formas de pagamento para os procedimentos particulares com a possibilidade de pagamento via cartão de crédito. Haverá a reformulação do carnê de doação, para quem já contribui com a Santa Casa, o novo modelo contará com a opção de pagamento via QR Code e código de barras,” revela.

Outra novidade é a possibilidade de negociação com uma empresa, que poderá implantar uma usina de oxigênio no hospital, a fim de reduzir custos.

A mudança do sistema ERP também é uma das prioridades, o atual sistema possui falhas, que dificultam o trabalho, portanto um moderno irá otimizar os processos de trabalho e a comunicação entre os setores.

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