POR ONDE ANDA?
Temos uma coluna no Jornal LD & Cia. para falar dos limaduartinos que saíram para estudar/trabalhar fora e hoje têm outra vida e família. Essa é uma forma de matarmos um pouco da saudade de nossos parentes, amigos ou conterrâneos e também de valorizar o esforço que tiveram e o estímulo que dão a tantos outros. Confira:
Nome completo: Tancredo Gabriel de Aguiar Moreira
Idade: 38 anos
Profissão: Advogado tributarista
Filiação: Maria José de Aguiar Moreira (Zezé) e José Gabriel de Paiva Moreira (Zé Gabriel)
Quando saiu de LD? Em 2009
Por quê? Saí para concluir o último ano da Faculdade de Direito e fazer estágio no escritório de advocacia do meu então professor, Lucas de Hollanda Batitucci, um dos sócios do Hollanda e Batitucci Sociedade de Advogados.
Para onde foi inicialmente? Fui morar em Juiz de Fora – MG.
Qual sua trajetória ao longo desses anos? Iniciei minha carreira na Advocacia após me graduar em 2010 na Faculdade Metodista Granbery, com a clareza de que queria advogar. Trabalhei com Lucas de Hollanda Batitucci, meu professor na época, até 2013, focando em Direito Empresarial e Tributário. Nesse mesmo ano, co-fundei o Aguiar, Attala, Rodrigues e Varanda Advogados Associados – AARV Advogados, atendendo empresas e pessoas físicas.
Em 2018, decidi me desligar do AARV Advogados para estabelecer o Tancredo Aguiar Advocacia, um escritório especializado em Direito Tributário. Dois anos depois, em 2020, uni forças com o sócio Frederico Binato, que tem mais de 30 anos de atuação em planejamento sucessório para famílias e empresas familiares e assessoria jurídica preventiva empresarial, e os sócios Ricardo Junqueira, Rodrigo Pestana e Renan Frattini, resultando na criação do Binato Junqueira Pestana Aguiar e Frattini Advocacia – BJPAF Advocacia. Este representa meu grande projeto atual, sendo um escritório de advocacia especializada full servisse, que abrange várias áreas do Direito, incluindo Planejamento Sucessório, Empresas Familiares, Direito Tributário, Trabalhista, Societário, Empresarial e M&A, Administrativo, Contratual, Privacidade e Proteção de Dados e outras, onde sou sócio nominal e atuo exclusivamente na área Tributária.
Tenho a grande honra e responsabilidade de trabalhar com Valéria Pestana, nossa Consultora Tributária, que por mais de 30 anos foi Auditora-Fiscal e Delegada da Receita Federal do Brasil, além de Conselheira do CARF. Valéria Pestana é um grande reforço para nossa área Tributária nas defesas e nas estratégias que realizamos para os contribuintes, sejam as empresas ou as pessoas físicas.
Constituiu família? Sim, sou casado desde 2012 com Lívia Oliveira. Ela é limaduartina também, filha do Sr. Osmar Oliveira de Paula e da D. Maria Silvia de Paula. Ainda não temos filhos.
Ainda tem parentes em LD? Tenho: irmãos, tios, tias, primos, sobrinhos.
Vem sempre aqui? Quinzenalmente, pelo menos.
Acompanha notícias da terra natal? Relativamente Como? Internet e informações de conhecidos e da família
O que acha que LD mudou para melhor? E para pior? Lima Duarte tem uma localização privilegiada, com grande potencial a explorar no sentido de atrair empreendimentos industriais novos, os quais geram emprego e renda, movimentando a economia local. É um ponto a ser melhorado.
Qual conselho você dá pros jovens limaduartinos que estão na fase de decidir futuro/profissão? Não se constrói nada significativo em menos de dez anos. Os jovens precisam urgentemente viver uma vida mais real e menos virtual. Percebo jovens cabisbaixos, que não olham nos olhos para interagir e que estão imersos na virtualidade das redes sociais, internet, filmes, séries, jogos e pornografia. Quando a vida real os convoca para os desafios, eles tremem as bases ou esperneiam.
Meu conselho é o seguinte: aprendam a lidar com as frustações da vida, pois vocês não são o centro do mundo, assim como eu não sou e ninguém é. Muitas coisas vão acontecer independentemente da nossa vontade e é preciso saber lidar com isso. Ao cogitarem uma profissão, antes de se decidirem por ela, procurem conhecer pessoas que já trabalham naquilo há bastante tempo, procurem conhecer as dificuldades que geralmente elas encontram, procurem conhecer o mercado de atuação, porque profissão é, em regra, para a vida toda.
Logo, não escolham nada por modismos. Verifiquem inclusive se vocês têm o mínimo de aptidão para aquilo, porque se não tiverem o mínimo de aptidão, as chances de desistir vão aumentar. Tomem decisões. Na vida precisamos tomar decisões. Não fiquem sobre o muro, decidam. Errem rápido. Persistam até conseguir atingir o objetivo escolhido, eliminando o “se”. No final das contas, o resultado vem do trabalho duro e diligente por longo prazo, tanto nos estudos quanto na profissão que escolherem.
Não desistam, continuem e tomem cuidado com as companhias, pois elas podem afundar vocês ou os levar para cima. Prestem atenção nas companhias e reduzam as horas no celular, substituindo-as pela leitura de livros. Fiquem com Deus.
Como você lida com a distância da família, amigos e terra natal? A distância para mim é algo muito tranquilo, pois aprendi cedo a lidar com ela.