HISTÓRIA DO CARNAVAL ANTECIPADO

O Carnaval Antecipado de Olaria acontece nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro e a programação conta com diversas bandas, blocos, banhos de espuma e matinês. O povo olariense pretende se divertir a valer e receber com empolgação e hospitalidade os turistas de diversas cidades da região.
O evento surgiu de um grupo de amigos, na gincana de 1988. Integrantes da Equipe Pinga Pura quiseram organizar um bloco para o Carnaval de 1989. A ideia cresceu e chegou ao conhecimento do prefeito da época, Proto Senra. Élcio e alguns amigos rascunharam uma canção e a letra foi reescrita pela Professora Júnia Ávila Pessoa, usando paródias com um samba de escola do RJ.
A Professora lembra que as fantasias foram confeccionadas com tecidos próprios de algumas pessoas e com um pequeno investimento da Prefeitura. Costureiras e bordadeiras trabalhavam voluntariamente. Ela teve a ideia de criar um bloco para acompanhar o desfile do Rei Momo e suas súditas: o Bloco das Camélias, composto de homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem.
No primeiro ano, antecedia o desfile do Rei Momo, o Bloco dos Farrapos, ideia baseada nas antigas tradiçoes de Carnaval em Olaria. A Prefeitura passou a dar maior apoio no ano seguinte e o Carnaval se tornou um dos melhores antecipados da região.
Júnia destaca aqueles que realmente “botaram o bloco na rua”:
– Os fundadores do Carnaval Antecipado de Olaria: Eloisa, Lucilene, Ronaldo, Thais, Júnia, Nora Ney, Rosângela, Aldeth, Jorge e Sandra.
– Vareta era o criador e organizador do Bloco das Camélias e Gaiola das Loucas
– A bateria da Escola Rivais da Primavera, de Juiz de Fora por alguns anos foi que compunha nossa bateria, no Bloco Asas de Ouro.
– O carnavalesco Romeo foi quem nos deu valiosas dicas na confecção de fantasias.
– Júnia foi a carnavalesca do Bloco Asas de Ouro por 11 anos seguidos. Sua família foi suporte por todo esse tempo.
– O Barracão foi, por muitos anos, na casa da Rosângela e Zé Lourenço. Ela, Salete, d. Odete, Raquel e Cotinha eram as costureiras.
– Lucilene, Thais, Patrícia, Laininha, Sandra Ávila e Isa confeccionaram e bordaram muitas fantasias.
– O bordado da bandeira foi realizado pela D. Marlene Tinoco e sua filha Letícia.
– Ronaldo e Darley eram os responsáveis e criadores dos carros alegóricos e tinham como apoio o pai, Sr. Quinzinho, e seus cunhados.
– O Sr. Zé Arlindo organizava o Bloco dos Farrapos.
– Jorge e Nando sempre faziam o acabamento das saias das baianas.
– Ronaldo era responsável pela criação dos carros alegóricos, compositor e designer de alegorias e fantasias.
– Os intérpretes dos sambas eram Túnel, Celinho e Carlinhos – de Lima Duarte.
A Professora Júnia conta que receberam orientações de uma escola da Vila, de Lima Duarte, através de seu presidente, o “Anisio”. A bateria do Unidos da Vila é que abrilhantava o bloco. Depois receberam também os blocos de Bom Jardim de Minas e uma escola de JF, do bairro Benfica.
Ela considera que, a cada ano o Antecipado de Olaria crescia e muitas outras pessoas colaboravam, surgiram outros blocos, como: Os Comelão – fazendo 20 anos em 2024; os blocos: Renascer e Viver, Paga Mico e Problemáticos.
A idéia que começou pequena, cresceu e hoje atrai turistas de diversos lugares, divulgando Olaria e marcando o calendário regional de eventos.
A bandeira do Asas de Ouro está guardada na sala do Patrimônio Histórico de Olaria.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar