O SLOGAN OFICIAL DE LIMA DUARTE

Ao longo do tempo, foi-se convencionando adicionar aos nomes das cidades, slogans e títulos, que por vezes até chegam a substituir os nomes em documentos oficiais ou mesmo publicações.
Estes títulos ou slogans, muitas vezes extra-oficiais, acabam sendo dotados pela Municipalidade de forma oficial, tornando-se, às vezes, até mesmo obrigatórios em publicações e documentos oficiais.
Temos ao lado o exemplo de Juiz de Fora, cognominada de “Manchester Mineira”, uma comparação feita nos tempos áureos da indústria na cidade, pujante de tal forma a poder ser comparada à cidade de Manchester, na Inglaterra. A mesma Juiz de Fora foi também chamada de Barcelona mineira, pelos mesmos motivos, por Rui Barbosa. Mas oficialmente seu título é “Princesa de Minas”, que inclusive consta no hino da cidade.
Barbacena é a “Cidade das Rosas”, uma alusão à forte produção de mudas de roseiras e rosas que se desenvolve em suas terras.
O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa, por seus atrativos naturais e ótima localização, além de pólo cultural e artístico.
Petrópolis ostenta o título de “Cidade Imperial”, por ter sido erguida a mando de Sua Alteza Dom Pedro II, que ali fez construir uma catedral e um palácio de verão.
No caso de Lima Duarte, foi adotado um slogan, que buscou traduzir a preciosidade e o valor que a cidade representa para seus cidadãos e para o Estado de Minas Gerais.
A Lei nº 561, aprovada em 09 de dezembro de 1977, determina que seja adotado oficialmente nos impressos municipais um slogan, como consta a seguir:
“O POVO DO MUNICÍPIO DE LIMA DUARTE, POR SEUS REPRESENTANTES NA CÂMARA MUNICIPAL, VOTOU E EU EM SEU NOME SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º – Fica o Executivo e Legislativo Municipal autorizados a adotarem oficialmente em todos seus impressos o seguinte Slogan: “LIMA DUARTE, PÉROLA INCRUSTADA NAS MONTANHAS DE MINAS GERAIS”.
Art. 2º – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução desta Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão fiel e inteiramente como nela se contém.
Prefeitura Municipal de Lima Duarte, aos 09 de dezembro de 1977.
Era Prefeito Municipal na época o Dr. Domingos Octaviano Lima, que exercia o mandato de Prefeito pela terceira vez.
Você sabia?
Colabore com sua opinião, crítica e observações, pelo e-mail marcusilva.70@gmail.com. pelas redes sociais do autor https://www.facebook.com/marcoantonio.silva.94,
Siga-nos também no Instagran @marcohistoricold.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar