BANDA E ESCOLA VALORIZAM A CULTURA
A Banda e Escola de Música Maximiano Nepomuceno em 2023, já participou de diversos eventos, inclusive o 2º Encontro de Bandas de Lima Duarte, realizado com sucesso dia 22-10. E o grupo, que conta com 70 componentes, tem outros eventos importantes agendados, garantindo o estudo da música e a valorização da cultura da cidade.
Confira em entrevista:
Quando foi criada a banda e escola de música?
“Todo mineiro tem um trem de ferro apitando nas veias, uma montanha brilhando nos olhos e uma banda tocando nos ouvidos.” Jorge Fernando dos Santos
A história da musicalidade com bandas de música começou em Lima Duarte – MG por volta de 1895, na fazenda da Samambaia conduzida por Maximiano Nepomuceno. Daí surge o nome da Banda e Escola de Música de Lima Duarte. Ao longo dos anos, ela recebeu o nome de “Lira Estudantil Guarani”; em 1902, Corporação Musical “Sagrado Coração de Jesus”; depois, outras bandas de música se formaram. A Banda e Escola de Música Maximiano Nepomuceno é um importante instrumento de educação, socialização e formação de cidadãos participativos e atuantes na cultura de nosso município. Como Napoleão Bonaparte teria dito: “Coloque uma banda na rua, e o povo a seguirá, para a festa ou para a guerra!.” E em Lima Duarte-MG esse cenário se repete. A Banda e Escola de Música Maximiano Nepomuceno, com seus músicos de todas as idades, conduz o povo pelas ruas da cidade ,uas apresentações calorosas, harmoniosas e encantadoras, em vários eventos. Agita o povo com as machinhas de carnaval, encanta com canções que acalmam a alma e aquecem o coração do público em exposições, desfiles cívicos, entre outros.
Com quais objetivos?
Promover a Banda e Escola de Música como espaço de educação integral e integrada da comunidade onde faz parte, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana, por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão, por meio da execução de instrumentos de sopro e percussão e, desta forma, prestar serviços sócio-educativo em meio aberto, contemplando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, capazes de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna.
Aonde funciona?
Funciona na Escola Estadual “Adalgisa de Paula Duque”
Quantos integrantes tem hoje?
Temos dois grupos, que contam com aproximadamente 70 componentes entre Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos.
Quem administra a Entidade?
Temos uma Diretoria da Banda, que é presidida pelo Marcelo Henrique Pereira e Diretora Social Fatima Aparecida Vieira.
Quem é o Maestro?
José Alves de Souza – Menestrel e apoio do Carlos José de Oliveira.
Quais eventos já participou em 2023?
Encontros de Bandas nas cidades de Rio Preto, Bom Jardim de Minas, Arantina, Baependi, Seritinga, Santa Bárbara do Monte Verde, Café com Arte, evento organizado para angariar fundos para manutenção do Projeto. Algumas festas religiosas como a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores e algumas apresentações no Feirão da Roça e inaugurações da Prefeitura Municipal.
Quais eventos tem agendado?
Temos o Encontro de Bandas da cidade de Lima Duarte, nas comemorações do Aniversário de Emancipação Política, apresentações nas festividades do Natal e final de ano.
Quais as principais dificuldades para manter o Projeto?
A captação de recursos é uma das maiores dificuldades enfrentadas para manter o Projeto.
Como se mantém?
Para tal pergunta, não existe apenas uma resposta; as fontes de renda são de emendas dos poderes públicos (Prefeitura e Câmara Municipal, Estadual e Federal), participação em Editais de Incentivo à Cultura e ajuda da Comunidade no Geral.
Como está o projeto de construção da sede própria?
Enfrentando dificuldades de natureza orçamentária, mas não deixando, todavia, de empenhar-se em sua missão de oferecer Cultura aos cidadãos, e para a BANDA DE MÚSICA, NECESSITAMOS DE RECURSOS PARA SUA MANUTENÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE SUA SEDE SOCIAL em Terreno pertencente à PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMA DUARTE.
Quais as perspectivas pra 2024?
Continuar mantendo ativo o Projeto da Banda de Música
Para terminar, somos profundamente gratos a todos os amigos parceiros que apoiaram a realização desse “Projeto de Banda e Escola de Música”. Dizem que se dermos o mapa de um tesouro a uma pessoa negativa, é bem provável que ela o dobre e o utilize para calçar uma mesa manca. Que isto nunca aconteça conosco.
Aproveitamos esse momento para dedicar esse trabalho a todas as pessoas de boa vontade, que muito nos inspiraram.